segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Jandaíra: agenda de positividade em 2018 e a esperança é de um 2019 com muito mais desenvolvimento.

Em 2018 tivemos uma agenda de bastante positividade, mudanças de orientação política e agenda positiva nas movimentações políticas locais. A gestão da prefeita Marina Dias mesmo com as dificuldades financeiras, a falta dos recursos da eólica, cortes de pessoal conseguiu dar continuidade com a agenda positiva de desenvolvimento do município e a garantia dos serviços básicos em educação, saúde, Assistência Social, Cultura, Agricultura e outras áreas.

No institucional avançou no diálogo, foi possível construir mais ações conjuntas e inclusive legislações municiais que marcam avanços históricos para a agricultura familiar local e no campo social. Ou seja, a gestão saiu mais do campo fechado de diálogo apenas com os espaços do próprio governo para dialogar mais também com as instituições civis e com a própria população, corrigindo falhas a parti do que vem legitimamente das reivindicações do povo.

E mais ainda, na agenda política rompeu com todo grupo político histórico do MDB seu partido de origem para apoiar a primeira governadora eleita oriunda do campo popular, Fátima Bezerra. Na prática a prefeita não apenas rompe com a orientação de seu partido, mas avança no rompimento na forma de fazer gestão pública, se diferenciando das formas tradicionais históricas, precisa avançar mais, mas já avançou muito.

A esperança para 2019 é de mais avanços, embora tenhamos um presidente eleito que apresenta um projeto político totalmente contra a classe trabalhadora e o público mais humilde. Mas por outro lado temos uma governadora do campo popular eleita, dois senadores e dois deputados federais alinhados também com o campo popular e claro, também alinhado com as forças populares e a própria prefeita, embora saibamos da importância do diálogo do setor empresarial.

Ainda temos noticias extras oficiais da perspectiva da retomada de alguns parques eólicos no município, o que poderia vir mais injeção de recursos nos cofres públicos. Neste contexto podemos espera mais investimentos nas áreas de serviços prioritários, mas a meu ver precisamos investir mais outros setores que impulsione a geração de emprego e geração de renda, esporte e lazer.

Uns desses exemplos é a agricultura familiar, que se tiver mais investimentos é possível impulsionar a geração de renda e inclusive aumentar a compra da produção para merenda escolar e outras organizações de assistência municipal. Mas para isso é preciso investir mais na organização desses agricultores, tonando a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural um instrumento que fomente esse debate e der suporte para fazer as coisas acontecerem mais ainda em parceria com outras secretarias organizações sociais, como as associações comunitárias, instituições de assistência Técnica e pesquisa como a EMATER e EMPARN e o Sindicato.

Uma maior divulgação e organização dos agricultores para acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) alinhado com o debate do Sistema Municipal de Inspeção Municipal (SIM) são alguns exemplos que poderão dar mais um salto de qualidade no desenvolvimento rural e claro, garantir um bom Programa de Cortes de Terras já que tudo indica que teremos mais um bom ano de inverno.

Também observamos que apesar de ter melhorado ainda é preciso avança no esporte e lazer, aumentar o numero de campeonatos e antes de tudo claro, buscar recursos ou caso tenhamos a inserção do Imposto Sobre Serviços (ISS) oriundos da eólica, usar recursos próprios para a reforma das atuais quadras de esportes da zona rural e a construção da quadra do Assentamento Guarapes. Sabemos e temos consciência que diante no atual cenário a gestão se destaca de muitas outras por esse estado e o que ainda vem pela frente não deixa de ser desafiador, mas se o cenário político previsto se concretizar é possível se fazer o debate e avançar na linha do que apontamos aqui.

Jocelino Dantas Batista
Presidente Municipal do PT Jandaíra e Secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário