terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Jandaíra: gestão repensa e recua em mexer com horas dos professores, mas categoria inicia construção de pauta futura



Fotos: Zé Teixeira

Em Assembleia Geral com professores nesta tarde em Jandaíra dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) foram comunicados que a gestão municipal repensou e recuou em mexer com a carga horária da categoria. A gestão havia apresentado preliminarmente no final da semana passada em aplicar carga horária de 22 horas em sala de aula, contrariando a Lei do Piso que determina dois terços da carga horária em sala e um terço em atividades fora da sala de aula, sendo em atividades de planejamento e formação.

Segundo a gestão essa mudança seria para fazer cumprir a Lei Municipal do Plano de Cargos, Carreira e Salários, porém o plano foi feito antes da lei do piso, por tanto estando ultrapassado e sendo necessário sua correção. Mas houve reação da categoria como um todo e foi convocada assembleia da categoria que foi realizado nesta tarde. 

O diretor estadual do SINTE/RN, José Teixeira esteve presente. "Estamos neste momento, em Assembleia, com a rede municipal de Jandaíra, para discutir a ameaça de retirada da hora atividade, ou seja, o tempo que o(a)professor (a) tem para fazer planejamento de aula, estudo e interação com a comunidade escolar. Ao iniciar a assembleia, fomos informados de que a gestão teria repensado e não iria mais mexer no direito de planejamento dos(das) professores(as).

É claro que aproveitamos para discutir outros pontos pendentes, como por exemplo: os percentuais de um nível para outro, são desestimuladores, pois são apenas 10% de um nível para outro. A primeira progressão, que deveria ser após três anos, ou seja, logo após o estágio probatório, só acontece após os quatro anos. Outro ponto com o qual não temos acordo, é o pagamento da hora suplementar, com base no salário do início da carreira. Portanto, estamos preparando a pauta para protocolar e pedir uma audiência com a senhora prefeita.", afirmou Teixeira.

OPINIÃO: 

Obviamente que o acirramento do embate tanto da parte da categoria quanto da gestão nesse momento não seria bom para nenhum dos dois lados, por tanto parabéns a categoria pela mobilização e valorização de seu Sindicato e também da gestão pela compreensão em repensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário