quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

RN realiza o primeiro intercambio estadual de GES e rede de educadores e educadoras da ENFOC.

Aconteceu nesses dias 18, 19 e 20 de dezembro, em Natal, o primeiro intercambio de Grupos de Estudos Sindicais e rede de educadores e educadoras da Escola Nacional de Formação da CONTAG. O evento teve como objetivos socializar as metodologias vivenciadas nos grupos de estudos sindicais, refletir e encaminhar os próximos passos para superar os desafios internos e externos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

O Evento contou com uma mesa com o tema: “como a formação de base pode contribuir para uma possível mudança na atual conjuntura”, onde teve a participação de Manoel Cândido da Costa, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – FETARN e Gilberto Silva, da assessoria da regional nordeste da CONTAG. Mas, além disso, ainda teve um momento sobre estruturação da ENFOC: conceitos, estratégias e itinerário, com Antenor Lima, da rede de educadores nacionais da ENFOC e troca e socialização de vivencias dos grupos de estudos sindicais e dos educadores no estado.

O encontro reuniu mais de 60 participantes de todas as regiões do estado. Para o Secretário Estadual de Formação e Organização Sindical da FETARN, Francisco de Assis o evento foi um momento impar, pois, proporcionou a troca de conhecimento e experiências de grupos e educadores de várias regiões, com formas e jeitos diferentes de fazer e que acredita que em 2018 a formação no estado deverá se estender para as regiões através dos pólos sindicais.

ENFOC:


A ENFOC é a Escola Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG, fundada a pouco mais de 11 anos é mantida com recursos do próprio sistema CONTAG, ou seja, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e as Federações.  A rede de educadores e educadoras da ENFOC é formada todos os educandos e educandas que passaram por algum itinerário dos cursos de formação, sejam estaduais, regionais ou nacionais.















Nenhum comentário:

Postar um comentário