“Parece que o ocorrido na cidade de João Câmara mobilizou as autoridades, a Caern enquanto não for privatizada problemas como o de hoje continuarão a acontecer, a indignação do povo levou a companhia tomar providencias em tempo record”.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu o bombeamento integral de água para a população de João Câmara, a 74 quilômetros de Natal, e as cidades próximas de Taipu, Bento Fernandes, Poço Branco e áreas rurais desses municípios. A previsão da Gerência Regional da Caern para aquela área do Estado é de que o sistema de abastecimento deverá estar totalmente normalizado em 72 horas, ou seja, até a noite desta sexta-feira (9). Como acontece em situações do tipo, a água vai voltando, inicialmente, às torneiras de quem reside em partes mais baixas até que possa chegar às regiões mais altas.
Entre a noite do sábado (3) e a da terça (6), o sistema funcionou com 50% da capacidade em função de problemas com uma das bombas que atendem a João Câmara e as outras três cidades e comunidades. A Companhia está adquirindo um terceiro conjunto motobomba para o sistema. A vazão total de água para atender aos moradores do sistema é de 640 mil litros por hora. "Fomos a João Câmara para conversar com a população local e passar informações aos meios de comunicação da região sobre o assunto e dizer que estamos trabalhando para reforçar o sistema de bombeamento de água", destaca o gerente da Caern para a região, engenheiro Ricardo César Marinho.
Desde a semana passada, a Diretoria Técnica da empresa estadual de saneamento autorizou a aquisição de uma nova bomba para aquele sistema, o que também depende da disponibilidade do fabricante de equipamento para a entrega à Companhia.
Ações em João Câmara
Além de adotar medidas para regularizar o abastecimento, em João Câmara, a Caern realiza obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário que irão atender a 65% da área urbana da cidade nos bairros de IPE, Ceac, Centro, Cafuringa, Vila Nova e Bela Vista. Serão 4 mil famílias beneficiadas com a coleta e o tratamento de esgotos, que formam um universo de aproximadamente 19 mil pessoas. Cinquenta por cento das famílias já estão com seus imóveis ligados à rede coletora. Mais de 90% das obras já foram realizadas. O investimento é superior a R$ 9 milhões. A estrutura conta com uma Estação Elevatória e outra de Tratamento de Esgotos (ETE) e 23,6 quilômetros de tubulação coletora com diâmetros que variam de 150 a 300 milímetros.
Segundo a Gerência de Obras da Companhia, a Caern já pleiteou à Caixa Econômica Federal, recursos de R$ 150 mil, aproximadamente, para a instalação de rede de distribuição de água para as comunidades rurais de Renascer e Matão do Nunes. A expectativa é de que os serviços sejam iniciados ainda neste semestre.
*Com informações da Caern
Do Blog de Guamaré em Dias (Josivan Dantas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário