segunda-feira, 21 de março de 2011

PT vai realizar mobilização acerca do PNE

Plenária nacional realizada neste final de semana pela Caed – Setorial de Educação do PT deliberou que o partido, por meio do Setorial e do Núcleo de Educação do PT na Congresso Nacional, será mobilizado para participar do debate do PNE (Plano Nacional de Educação). “O PNE é estratégico para a educação brasileira e o PT vai participar intensamente desse debate”, afirmou a deputada federal Fátima Bezerra, que ficou este final de semana em Brasília para participar da plenária.

Estavam presentes militantes do PT da área de educação de todo o país. Do Rio Grande do Norte quem também participou da Plenária foi o professor e ex-deputado estadual Júnior Souto.

No primeiro dia da plenária, na sexta-feira (18/3), foi feito um balanço das conquistas na área de educação alcançadas no governo Lula, como o Prouni, o Reuni (expansão e fortalecimento das universidades públicas federais), o avanço das escolas profissionalizantes, o Fundeb e o Piso Salarial dos Professores, entre outras. A conclusão da plenária foi de que o governo Dilma deve consolidar essas conquistas e avançar ainda mais.

O segundo dia foi dedicado à discussão do PNE. Para o setorial do PT, é preciso melhorar as metas de universalização do acesso à educação, a gestão democrática das escolas, a formação e melhoria salarial dos professores e o financiamento para o ensino. “O PNE tem metas muito ousadas e desafiadoras e para que elas sejam realizadas de fato, é imperativo ampliar o financiamento da educação”, defendeu Fátima Bezerra. A proposta do governo propõe a ampliação de 5% para 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para o financiamento com a educação, mas há uma discussão da sociedade civil organizada para que esse percentual suba para 10% até 2011. “Vamos debater essa questão”, anunciou a deputada.

Para o vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Tiago Ventura, a plenária do PT foi excelente. “São boas as perspectivas em torno do PNE”, afirmou. A UNE convidou a deputada Fátima Bezerra para participar de um evento da entidade que vai discutir o financiamento da educação. Também participaram dos debates sobre o PNE, o secretário de Relações Federativas do Ministério da Educação, Carlos Abicalil; o consultor do Senado João Moleval; a consultora da Câmara Zuleide Teixeira; o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo Filho e a coordenadora do Setorial de Educação do PT, Selma Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário