terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Deputada comemora tombamento do centro de Natal e da Festa de Sant’Ana pelo Iphan


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) destacou na tribuna da Câmara dos Deputados o tombamento pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na semana passada, o centro histórico de Natal e da Festa de Sant’Ana, em Caicó. “Tombar o centro histórico da cidade de Natal é preservar a nossa memória, é preservar a história da cidade. Ali está a origem da cidade. Na verdade, andar por aquelas ruas, como diz o arquiteto Haroldo Maranhão, é como ouvir a história da cidade.”
Agora, a expectativa da deputada Fátima é que prefeitura de Natal apresente projetos para restaurar prédios em degradação no centro da cidade. “Espero que a prefeitura recupere o tempo perdido e apresente bons projetos para que possamos, de fato, preservar aquela área. Há vários imóveis no centro histórico de Natal em estágio inclusive de degradação. Foi lançado o Pacto pelas Cidades, exatamente um motivo para a prefeitura tomar a iniciativa de apresentar bons projetos para que possamos, com o tombamento, recuperar esses prédios e preservar a história.”
O tombamento da Festa de Sant’Ana também foi motivo de comemoração no discurso da deputada Fátima. “E o outro tombamento foi o da Festa de SantAna, que é seguramente uma das mais tradicionais festas do Seridó potiguar, rica em manifestações culturais, com destaque para o artesanato sertanejo, os famosos bordados de Caicó e de Timbaúba. Quem já não ouviu falar dos bordados de Caicó, de Timbaúba, do Seridó? É rica, também, na gastronomia, nas comidas típicas. Durante a Festa de SantAna acontece a chamada feirinha, é um momento de muita alegria, de celebração.”, destacou.
“Os seridoenses, os caicoenses estão em festa, porque essa medida do IPHAN de tombar a Festa de Sant’Ana é uma medida muito, muito importante, por tudo que representa, pelo simbolismo que tem a tradicional Festa de Sant’Ana lá no semiárido potiguar, na querida cidade de Caicó.”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário