Por Evandro Borges - Advogado e Especialista em gestão pública
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) foi fundado no dia 02 de setembro de 1989, logo após a promulgação da Constituição de 1988, que permitiu a sindicalização dos servidores públicos e constitui no marco do Estado Democrático de Direito que está sendo construído por muitas gerações de brasileiros.
No exercício profissional de advogado com especialização em gestão pública, posso testemunhar a importância do SINTE na defesa da categoria profissional do magistério e da educação pública, gratuita e de qualidade no Estado do Rio Grande do Norte. Nos Municípios, quando da execução do piso salarial e dos planos de cargos, carreira e remuneração a atuação do SINTE foi preponderante.
No Rio Grande do Norte o SINTE apresentou propostas em todas as municipalidades sobre o Plano de Carreira, é bem verdade que outras assessorias, também colaboraram, mas, na sua maioria foi o protagonismo do SINTE e com muita capacidade de diálogo com os gestores aprovaram os planos nas municipalidades, que os Professores precisavam para uma carreira com dignidade humana.
Nas negociações coletivas de trabalho, os seus dirigentes nas diversas Regiões, mesmo discordando de alguns posicionamentos, tem sido fundamental a participação do SINTE, para a recuperação das defasagens salariais, para cumprimento do plano de carreira, para a construção da gestão democrática, na implantação dos Conselhos da Educação, e agora na educação em tempo integral.
No processo eleitoral em Natal no segundo turno, fiquei estarrecido com a resposta negativa do candidato Paulinho Freire em se recusar ao debate com Natália Bonavides, promovido pelo SINTE, uma entidade sindical das mais conceituadas, haja vista, que as assessorias poderiam acertar as condições do debate, para esclarecer a população o posicionamento de cada candidato em relação a Educação.
A educação é fundamental para o desenvolvimento com sustentabilidade, para formação de cidadania, de inclusão do cidadão no mundo do trabalho, principalmente, no momento de transformação do avanço das mídias eletrônicas, da chegada da inteligência artificial, do chatgpt, das pós-graduação em pedagogia digital para formação dos profissionais do magistério.
A educação infantil e creches na cidade de Natal, tem uma deficiência que todo o Estado tem conhecimento, são os sorteios para o acesso as creches realizadas ao longo da administração do atual gestor, que apoia Paulinho, portanto, precisa de um posicionamento das candidaturas e quais as soluções a serem apontadas com capacidade de execução.
Na esfera da educação, tem ainda, a modalidade de educação de jovens e adultos, que deve ser de segunda oportunidade para aqueles que não poderam concluir seus cursos em idade própria, em face os condicionamentos sociais, econômicos e humanos, muitas vezes de primeira oportunidade no Brasil em razão das gritantes diferenças de classes.
O processo eleitoral é para se fazer o debate, de se colocar para o eleitorado as opiniões, as ideias de forma clara e transparente, e não fugir ao debate, pois a sociedade precisa que os candidatos mostrem a capacidade de dialogar, de saber conversar e de conhecimento em relação a todas as atividades humanas, principalmente com a educação como desafio das transformações em curso e do século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário