sábado, 13 de janeiro de 2024

Frente ao aumento de arrombamentos e roubos, vereadores de Jandaíra cobram do Governo do Estado maior apoio na segurança pública do município



Nesta tarde de sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, todos os 9 vereadores do município de Jandaíra estiveram em audiência com o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Cel. Araújo para cobrarem maior efetividade, agilidade e maior estrutura para a segurança pública no município de Jandaíra.

O Presidente da Câmara, vereador Matias Filho afirmou que a conversa foi muito proveitosa e que a espectativa é que em 2024 haverá uma melhoria na segurança pública de Jandaíra.

A prefeita Marina Dias Marinho foi representada pelo e líder de seu governo, vereador Anderson Aguiar, que no momento reforçou pleitos já solicitados pela prefeita à Secretaria de Estado, "Na oportunidade, destacamos a importância de mais agentes da Polícia Militar e Civil para garantir a boa execução do trabalho e apresentamos as parcerias que o poder executivo e legislativo vêm estabelecendo para melhorar o apoio aos agentes de segurança em nossa cidade" destacou o vereador.

"É muito gratificante receber uma equipe de vereadores unidos desta forma, vindo em busca de melhorias para seu município. Agradeço a todos pelo apoio e empenho por sua população" destacou Coronel Araújo, Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

A ação dos vereadores se dá após o aumento de uma séria de furtos e roubos ocorridos no município de Jandaíra do final do ano passado e inicio de 2024. Esses incidentes tem ocorrido principalmente nas comunidades rurais e inclusive pequenas proporedades rurais, com roubos em residências rurais, roubos de animais e etc.

A responsabilidade legal pela segurança pública perante a Constituição Federal é dos Governos Estaduais através das polícias Civil e Militar. Todavia, isso não tira perante a Lei a possibilidade dos municípios instituirem e estruturarem as suas Guardas Municipais, desde de que, tenham as condições orçamentárias necessárias, com a devida aprovação de tudo isso pelas Câmaras Municipais, sendo vedadeda a contratação direta de segurança privada, sendo a excessão dessa regra para grandes eventos.

Vale lembrar que empresas privadas podem prestar esses serviços a população, desde de que, sejam autorizadas pela Polícias Federal e que ultilizem profissionais devidamente capacitados e habilitados aos serviços oferecidos.

Fotos: Redes Sociais do vereador Ricardo Paulino e Anderson Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário