sexta-feira, 5 de agosto de 2022

RN - Centrais sindicais e movimentos sociais convocam para ato em 11 de agosto

CUT, centrais e movimentos sociais saem às ruas de todo o país em 11 e 13 de agosto contra os golpes do governo Bolsonaro, em defesa do sistema eleitoral, da democracia e para denunciar a violência política

Diante das ameaças de golpe à democracia brasileira lideradas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que ataca o sistema eleitoral e ministros das cortes superiores, contra toda política de desmonte de direitos e incentivo à violência, será realizado no próximo dia 11 de agosto, uma mobilização nacional organizada pela CUT, centrais sindicais, movimentos populares, partidos políticos, estudantes e outras entidades da sociedade civil. Em Natal, a mobilização está sendo construída.

A CUT-RN, através do presidente Jocelino Dantas e secretários, realizou plenária na tarde desta terça-feira, (2) de agosto, no Auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, para construção e encaminhamento do ato no estado no dia 11 de agosto, que tem como mote “Mobilização nacional em defesa da democracia e por eleições livres”.

José Nogueira Filho, representante da CUT Nacional, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Fiação e Tecelagem – Sindtêxtil- RN, destacou em sua fala a importância de mobilizar e envolver todas as categorias e as bases, na perspectiva de potencializar no estado a mobilização de rua : ” No dia do estudante, nós representantes das categorias de trabalhadores devemos compreender o momento que o país atravessa e dar a resposta nas ruas. Precisamos botar nosso povo nas ruas para potencializar a data contra os ataques à democracia, a retirada de direitos, o desemprego, a violência desenfreada e a fome. Ter a clareza que essa é a eleição das nossas vidas nos credencia a fortalecer nossa trincheira, e no estado do RN, devemos ter o compromisso de derrotar o maior inimigo da classe trabalhadora e pai da reforma Rogério Marinho, que tenta uma vaga no senado”

A data do 11 de agosto é parte do calendário de mobilizações marcadas por entidades representativas dos Estudantes. A plenária contou com a participação de várias categorias de trabalhadores de diversas regiões do estado, como o Sindicato dos Hoteleiros, Supermercados, Têxtis, Professores, Municipais, Autopeças, Rurais, Correios, Metalúrgicos e Frente Brasil Popular.

No dia 13 de agosto, será a vez das Mulheres saírem as ruas em todo o país contra a fome, a miséria, a reforma Trabalhista e contra todos os tipos de violência contra a mulher, além de denunciar os desmontes promovidos nos últimos anos que impactaram de forma mais profunda o segmento. Em Natal também haverá mobilização.

A retomada das manifestações populares nas ruas é parte de uma grande frente de toda a sociedade contra os constantes ataques à ordem democrática no Brasil. Os atos estão sendo organizados em todo o país, os locais e horários ainda serão definidos ao longo dos próximos dias.

A CUT ainda destaca que a mobilização em defesa de democracia será contínua. Além dos dias 11 e 13 de agosto, no dia 7 de setembro movimentos sociais voltam às ruas no tradicional Grito dos Excluídos.

Fonte: Sitio da CUT/RN

Fotos: Concita Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário