segunda-feira, 4 de julho de 2022

Chuvas em Natal no fim de semana, superam a média aguardada para todo mês de Julho


De acordo com a Emparn, a intensidade das chuvas deve seguir até a quarta-feira (6), com possibilidade de índices pluviométricos acumulados superiores a 50mm

A chuva que caiu durante o final de semana em Natal e grande Natal, mostrou a fragilidade ou ausência de um sistema de drenagem que comporte a quantidade de águas previstas para o período. Por toda a cidade foram registrados vários pontos críticos e de alagamentos que causaram transtornos e insegurança para quem se arriscou a enfrentar as ruas no domingo. 

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn, registrou um acumulado de 235mm na capital. A média esperada para todo o mês era de 245mm. De acordo com a Emparn, a intensidade das chuvas deve seguir até a quarta-feira (6), mas na noite da quarta e madrugada da quinta, há possibilidade de índices pluviométricos acumulados superiores a 50mm na faixa Leste do estado. 

O número, segundo o chefe de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, tem explicações no aquecimento do oceano Atlântico. Foi registrado um aquecimento de 1,5 ºC, elevando a temperatura para 28,4 ºC. O panorama só acarreta em chuva por estar associado com ventos de Leste que atuam na costa do Nordeste. “São esperados bons volumes de chuvas até setembro de 2022”, acrescentou Bistrot.

Em Felipe Camarão e Cidade da Esperança, bairros da Zona Oeste da capital, segundo registros da Defesa Civil  a água invadiu várias casas e outras foram interditadas. Ruas tiveram que ser forradas com lonas e sacos de areia, para evitar que mais crateras fossem abertas. Ainda segundo a Defesa Civil, 12 lagoas de captação da cidade transbordaram, sendo elas: Panatis, São Conrado, Esperança, Pajuçara, Xavantes, Pirangi (Ayrton Senna), Soledade, Santarém, Jacaré, Preá, Ponta Negra e Jiqui. 

Em vídeos que circulam nas redes, moradores mostram a aflição em perder tudo ao ter a casa invadida pelas águas das chuvas, e de pessoas sendo resgatadas de dentro dos carros, nas avenidas próxiimo as lagoas de captação.



Três abrigos foram montados pela prefeitura de Natal, com  capacidade para 100 pessoas nas seguintes escolas : Escola Municipal Henrique Castriciano, no bairro das Rocas;  Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, no bairro Nossa Senhora da Apresentação; e na Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, em Felipe Camarão. 

No domingo(3), a governadora Fátima Bezerra(PT), divulgou vídeo nas redes, se disponibilizando apoiar com os municípios do Estado para mitigar qualquer risco. O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) foi convocado  para participar de reunião presencial com comitê de crise, secretários e defesa civil na Prefeitura, mas como se encontrava em Gramado(RS), participou atravéss de vídeo chamada.  Por vídeo, Álvaro Dias afirmou que a cidade estava em “estado de calamidade”.

Fonte: Concita Alves - Assecom CUT/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário