sábado, 25 de junho de 2022

Bolsonaro sanciona lei que limita o ICMS nos estados, mas veta reposição prometida, inclusive recursos cosntitucionais para educação


Bolsonaro sancionou a lei que limita o ICMS e vetou a garantia dos valores mínimos constitucionais destinados ao Fundeb.

Vetou dinheiro para escolas, enquanto o ex-ministro Milton Ribeiro foi preso por corrupção em um esquema para liberação de verbas do mesmo Fundeb.

É uma vergonha! Quem defende este governo não pode estar do lado da educação brasileira.

A estimativa é que o Fundeb perderá 20 bilhões de reais por ano. É dinheiro que vai faltar para pagar os professores, funcionários e até o transporte escolar. A promessa de eleição deste governo era ficar o foco do ensino superior e investir no ensino básico. Nunca concordamos com essa falácia e nem isso esse governo cumpriu!

Segundo dados do Censo Escolar 2018, 12% das escolas da rede pública não têm banheiro no prédio; 33% não têm internet; 31% não têm abastecimento de água potável; 58% não têm coleta e tratamento de esgoto; 68% não têm bibliotecas; e 67% não possuem quadra de esportes. Sem a divulgação da Pnad Contínua 2020, não é possível atualizar os indicadores. Mas não existem motivos para acreditar que esses números tenham melhorado.

Fonte: União Nacional dos Estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário