domingo, 22 de setembro de 2019

Prefeitura de Jandaíra adquire Máquina Perfuratriz de Poços Tubulares

A prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho, entregou essa semana uma máquina de perfurar poços tubulares e um gerador a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Hídricos. 

A entrega foi realizada ao Secretário de Agricultura, Francisco Melo. A máquina foi viabilizada através de recurso federais oriundos de emendas parlamentares do então senador José Agripino do Deputado Federal Rafael Mota.

A máquina deverá ajudar a resolver alguns problemas no município e região. pois, o município assim como os demais vizinhos estão localizados no semiárido. Toda via, a política de perfuração deva observar a legislação, como, por exemplo, a regulação ambiental e demais normas legais, a exemplo, exercidas por órgão como o Instituto Estadual de Gestão das Águas (IGARN) e tantos outros. Vale lembrar que não basta só perfura um poço, mas garantir que esses poços tenham condições legais para nossos agricultores e agricultoras familiares acessarem crédito junto aos agentes financeiros e demais políticas públicas que em sua maioria exigem uma responsabilidade legal por parte dos beneficiários.

Falo isto não me referindo a este fato da aquisição da máquina, pois acredito na responsabilidade da gestão da prefeita Marina quanto as responsabilidades aqui apontadas. Mas faço um alerta, pois historicamente tenho acompanhado muitas ações de perfuração de poços que não atendem a responsabilidade ambiental com os lençóis freáticos nem tão pouco com a total exigência legal dos órgão competentes e tendem a trazer num futuro próximo problemas de todos os níveis, a exemplo, dos que já citei anteriormente. 

Ou seja, muitos poços perfurados pelo interior do RN e inclusive no município de Jandaíra não passam de meros buracos sem fichas técnicas atestadas pelos órgãos competentes e entregues aos agricultores e famílias beneficiados. Basta um pequeno projeto para acessar ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) executado pelo Banco do Nordeste e a família logo deixa de acessar porque o poço não apresenta as especificações técnicas e legais necessárias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário