A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) foi recebida no último dia 31 de julho pelo superintende do INCRA/RN, José Leonardo. Na pauta esteve os créditos para as áreas dos assentamentos do INCRA, como o fomento mulher, apoio inicial, crédito reforma habitação e crédito semiárido.
Participaram da audiência além da Secretária Estadual de Reforma Agrária e Meio Ambiente, Antônia Dantas; o Secretário de Política Agrícola, Jocelino Dantas e vários representantes de Sindicatos de várias regiões. Segundo o superintende respondendo questionamentos da pauta da FETARN e dos Sindicato anunciou que poderá continuar executando o fomento mulher e o crédito semiárido, porém os Sindicatos e a federação tem que dialogar com as prefeituras para celebrarem os termos de cooperação técnicas para realizarem o trabalho de campo uma vez que não há pessoal nem recursos no INCRA para dispor desse trabalho.
A FETARN se comprometeu em articular com seus Sindicato no estado para articular com as prefeituras locais para a viabilização desses termos. Segundo a Secretária Estadual de Política Agrária e Meio Ambiente da FETARN, Antônia Dantas municípios como Carnaubais, Pendencias e Assu já celebraram o termo e o trabalho fluiu ou está fluindo, onde as mulheres apenas estão aguardando a liberação dos recursos no caso do fomento mulher, outros municípios como, Jandaíra e João Câmara o diálogo está em andamento para a assinaturas dos termos.
Esperamos que até o fim desse ano vários municípios possam celebrar esses termos e assim nossas assentadas e assentados possam acessar esses recursos que em que pese o atual momento de retrocesso, mas o INCRA ainda está disponibilizando, claro que nós queríamos mais, mas devemos aproveitar pelo menos o que se tem, afirma Jocelino Dantas, Secretário de Política Agrícola da FETARN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário