Fotos: Gilberto Silva e Joseraldo do Vale
Dando sequência as reuniões para tratar sobre a Plataforma da Agricultura Familiar do RN junto ao Governo do Estado, Diretores e assessores da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) acompanhados da Assessoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), participaram nessa tarde de segunda feira (27), de uma reunião com o Coronel Araújo, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, para tratar e encaminhar pontos referente ao reforço na segurança para o meio rural, visando a diminuição dos índices de violência, roubos e criminalidade no meio rural, de forma a garantir que os povos do campo possam viver com qualidade, resgatando a cultura da paz e a liberdade.
Na oportunidade foi tratado sobre a ampliação das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, fazendo com que suas ações cheguem ao meio rural. Foi discutido ainda medidas visando o combate ao narcotráfico, dando sugestões para que o Estado implemente estratégias articuladas das polícias civil, militar, federal e rodoviária.
Por fim, também foi cobrado medidas que possam combater o furto/roubo de animais nas propriedades rurais e a sua comercialização irregular fruto do roubo. Ao final da reunião, foram encaminhados alguns desdobramentos, para que as ações possam ser discutidas com mais praticidade entre a FETARN e os profissionais da Secretaria, que juntos encaminharão soluções para o meio rural conforme os pontos apresentados no documento.
Estiveram presentes pela FETARN o presidente, Manoel Cândido da Costa; a vice-presidenta e Secretária de Políticas Sociais, Ana Aline de Morais; o Secretário de Política Agrícola, Jocelino Dantas; a Secretária Estadual de Mulheres, Gabriela Evangelista e a Secretária Geral e de Comunicação, Divina Maria. Também acompanharam a reunião os assessores da FETARN, Silvana Patrícia, Obdon Fernandes, Joseraldo do Vale e o assessor da Regional Nordeste da CONTAG, Gilberto Silva.
Sobre a Plataforma da Agricultura Familiar:
A Plataforma da Agricultura Familiar é um documento produzido pelo conjunto da FETARN que contém propostas no tocante ao desenvolvimento rural e agricultura familiar apresentado ainda em agosto de 2018 a todos os candidatos ao governo do estado e que agora começa o processo de negociação das propostas contidas no documento entre o governo eleito liderado pela professora Fátima Bezerra e a FETARN. As reuniões continuarão por várias secretarias e órgãos do governo e deverá acontecer um monitoramento frequente por parte da FETARN para as devidas efetividade na prática.



Nenhum comentário:
Postar um comentário