Fonte: Assessoria de Comunicação Sindicato Rural João Câmara/Blog do Jardson Nascimento
terça-feira, 26 de novembro de 2024
João Câmara: Sindicato Rural em parceria com o MST e representantes das comunidades rurais realizaram planejamento para entregar a prefeita eleita Aize Bezerra.
Mais de mil unidades habitacionais serão construídas em vários municípios do RN pelo Programa Minha Casa Minha Vida com inicio previsto ainda esse ano
Jandaíra será contemplado com 20 unidades (casas) que serão executadas pela Prefeitura Municipal.
A Portaria do Ministério das Cidades de Nº 1.310, de 19 deste mês de novembro autoriza a construção de casas populares em 16 municípios do RN. O cadastro das famílias, a seleção e a construção será feito pelas Prefeituras Municipais.
O Programa Minha Casa Minha Vida recriado pelo presidente, LULA havia sido estinto no governo passado com o nome de casa amarela, mas em termos de casas populares não se viu falar que tenha sido contruído nenhuma casa mesmo que fosse amarela.
Segue abaixo a lista dos municípios e as quantidades de casas (Municípios do Mato Grande negrito):
Brejinho (25)
Carnaúbasdos Dantas (25)
Coronel Exequiel (25)
Curras Novos (25)
Guamaré (25)
Ipueira (25)
Itajá (25)
Jandaíra (25)
Jardim de Angicos (25)
Lagoa d'Antas (25)
Monte Alegre (25)
São Bento do Trairí (25)
São José do Seridó (25)
Senador Georgino Avelino (24)
Taipú (25)
viçosa (25)
Afonso Bezerra (24)
Alto do Rodrigues (25)
Carnaubais (25)
Cruzeta (25)
Encanto (25)
Goianinha (20)
Governador Dix-Sept Rosado (25)
Grossos (25)
Itaú (25)
João Dias (25)
Major Sales (25)
Nova Cruz (25)
Patú (24)
Pau dos Ferros (50)
Pedro Velho (25)
Riacho da Cruz (25)
Riachuelo (25)
Rodolfo Fernandes (20)
Ruy Barbosa (25)
Santa Cruz (50)
São Francisco do Oeste (25)
São Miguel (25)
São Vicente (25)
Severiano Melo (25)
Taboleiro Grande (25)
Tenente Laurentino Cruz (25)
Tibaúba dos Batistas (25)
Touros (50)
Venha Ver (25)
Para ter acesso a portaria, clique AQUI
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Corte de gastos: Governo suspende contratações, nomeação de servidores e determina que órgãos do RN reduzam despesas em 25%
Medidas são válidas até abril de 2025, mas podem ser prorrogadas, segundo decreto publicado nesta quinta-feira (7).
O governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quinta-feira (7) um decreto de corte de gastos na administração estadual. Entre as medidas, o estado suspendeu nomeação de novos servidores, além de viagens, contratos de locações, e determinou que os órgãos estaduais reduzam despesas em pelo menos 25% do custeio, inclusive em contas de água, energia e telefone.
As principais medidas são válidas até 30 de abril de 2025, mas podem ser prorrogadas, segundo o decreto.
Estão suspensas:
novas locações de mão de obra, veículos e imóveis, ainda que temporariamente para a realização de quaisquer tipos de eventos;
nomeação de novos servidores efetivos e temporários, ressalvadas as reposições decorrentes de vacância de cargo para atender as áreas da saúde, educação, segurança pública;
participação de servidores públicos em feiras, congressos, seminários, cursos ou qualquer outro tipo de evento que implique gastos, como passagens aéreas e concessão de diárias;
novas cessões de servidores públicos que implique em ônus ao Poder Executivo;
novos afastamentos de servidores públicos sempre que houver ônus;
concessão de reajuste, repactuação ou revisão nos contratos administrativos firmados.
O decreto também proíbe a concessão de novas diárias e emissões de passagens áreas até 31 de dezembro de 2024.
Entre outras medidas, o governo determinou que todos os órgãos estaduais apresentem planos para reduzir em 25% as despesas de custeio, incluindo água, energia, telefonia, limpeza e outros serviços.
Exceções a essa regra só poderão ser concedidas pelo Comitê de Gestão e Eficiência (CGE) montado pelo governo, nos casos em que a redução comprometa diretamente a prestação de serviços essenciais.
Ainda de acordo com o governo, desembolsos superiores a R$ 1,5 milhão deverão ser submetidos previamente ao comitê, para análise e aprovação.
Associado do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Jandaíra representa Mato Grande na 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e da Pessoa Idosa
Aconteceu em Luziânia - GO, dos dias 5 a 7 de novembro, a 4ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa. O evento foi realizado pela Confederação Nacional dos trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - CONTAG, O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricutores e Agricultoras Familiares de Jandaíra é filiado a FETARN, a FETARN e CUT e mandou um representante onde também representou todo polo sindical da região do Mato Grande.
Quem participar enviado pelo Sindicato é o associado, aposentado e ex-presidente da Associação do Projeto do Assentamento Guarapes, João Maria Alves de Morais (Preá). Ao todo estiveram presente em torno de 800 pessoas da terceira idade e pessoas idosas de todo país ligados aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Federações Sindicais dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares ligados a CONTAG.
terça-feira, 5 de novembro de 2024
Natal: Quem é o jovem morto durante blitz em Felipe Camarão
Jackson Damião Odilon da Silva, de 25 anos, foi morto durante uma blitz no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, na noite de domingo (3). Depois de ferido, ele chegou a ser socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel, mas acabou morrendo.
Um amigo de infância, que por uma questão de segurança não será identificado, conta que Jackson trabalhava como mecânico em uma oficina, ajudava a cuidar da mãe doente e morava com os pais e um irmão.
“Era gente boa demais. Ajudava a cuidar da mãe, que tem problemas de saúde. Por isso a revolta da comunidade. O pessoal chegou na casa dele, mas não teve coragem de dizer que ele tinha morrido, levaram ela para o Walfredo”, conta nossa fonte.
Antes que os ônibus fossem incendiados, o morador do bairro de Felipe Camarão conta que todas as pessoas foram tiradas de dentro dos coletivos.
“Fecharam a rua onde foi feita a blitz. Disseram que ele estava armado, mas ninguém aqui nunca viu ela se envolver com nada de errado. A vida dele era trabalhar e cuidar da mãe, a única coisa a mais que ele tinha era gostar de moto”, lamenta o amigo.
A versão da PM
Corpo de menina desaparecida na Grande Natal é encontrado; suspeito é preso após confessar crime
Maria Fernanda da Silva Ramos estava desaparecida desde o início da tarde de quinta-feira (31) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
O corpo de Maria Fernanda da Silva Ramos, adolescente que estava desaparecida desde a última quinta-feira (31), foi encontrado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte na tarde desta segunda-feira (04).
Maria Fernanda desapareceu na quinta-feira (31) ao sair de casa em direção à escola, em São Gonçalo do Amarante. A família fez o registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital na manhã da sexta-feira (1º).
De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito foi preso em uma operação das equipes de investigação e confessou o crime.
Veja mais no G1 RN
FETARN continua na luta pela retomada das políticas públicas para os assentamentos da reforma agrária do INCRA
Dando continuidade as negociações das pautas dos Gritos Tarra Brasil estadual e nacional, a Diretoria e assessoria da Federação dos Trabalhadres Rurais Agricultores e Agricultoras Familaires do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN recebeui em sua sede social no último dia 30 de novembro, o superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Rio Grande Norte, Adans Rayne. Na pauta esteve o diálogo sobre a continuidade da negociação e andamento da pauta dos Gritos da Terra Brasil a nível nacional e do RN.
As políticas do INCRA ainda não tem havido muita efetividade no RN do ponto de vista prático desde a retomada do governo LULA, em que pese a mudança nas relações com os movimentos sindical sociais do campo. Mas isso não é bastante para a enorme cobrança diante o abandono que se teve nos 6 anos dos governos Temer e Bolsonaro, embora tenha havido algumas ações isoladas nesses govermos passados, mas de forma desconectado de um planejamento envolvendo os assentamentos e suas oganmizações representativas.
Segundo o superintende, Adans também levado essa preocupação para o INCRA nacional e a permanencia do diálogo com a FETARN tem sido e será primordial para a persistência e a retomada das ações de forma mais consistentes.
Diante disso, a FETARN vem propondo ações para o INCRA no âmbito de políticas de créditos, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), inclusão da juventude, mulheres e a terceira idade, aperfeiçoamento e fortalecimento dos diálogos com as empresas de energias renováveis e dentre outras. Essas propostas estão contidas nas pautas dos Gritos da Terra Brasil nacional, em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - CONTAG. Por outro lado a morosidade tem sido muito grande para de fato a retomada e a chegada na ponta, ou seja, dentro dos assentamentos.
Segundo o governo, isso reflete pela alta concentração de orçamento (recursos financeiros) na mão do congresso nacional, ou seja, não mão dos palarmentares, através das emendas palarmentares.
A FETARN e a CONTAG estão na luta, na pressão com o governo e com o Congresso Nacional e também em proposições de como fazer com que essas ações se retome de forma mais concreta nos assentamnetos e também se retome a política de aquisição de terras para a formação de novos assentamentos. Por isso que estamos em reuniões, audiências e capacitações envolvendo a diretoria e equipe técnica da FETARN, diretorias dos nossos Sindicatos e as Prefeituras Municipais onde tem sido possível construir parceirias, esperamos que com isso alguns resultados apareçam ainda até o fim deste ano e se fortaleça a partir do próximo ano.
Fotos: Ketlen Barbosa, Assecom FETARN e Jocelino Dantas
"...Período de chuvas no Semiárido Nordestino para a safra 2024/2025..."
Por Adans Rayane
Superintendente do INCRA -RN
Novamente estamos falando disso por aqui...Mas é sobre a nossa realidade, nossa sobrevivência...O Semiárido é um território hostil...como diz o poeta Ariano Suassuna..."essa terra é pra gente forte...". Realmente lidar com a produção de alimentos nessa geografia é uma labuta árdua...Mas com coragem e persistência podemos sim produzir e muito...
Como dependemos do clima para programar as ações de produção devemos olhar as previsões do tempo para o período chuvoso em nossa região...por aqui, sofremos frontalmente a interferências de fenômenos climatologicos que são: El-ñino e a La-n̈ina. Ambos, atuam no regime de chuvas em nossa região, um atua com baixas precipitações e o outro com altas precipitações pluviométricas, respectivamente...
Esses fenômenos agem sobre a Zona de Convergência Intertropical (ZCT) e as Ondas de Leste...isso ocorre devido o aumento ou diminuição das temperaturas dos dois oceanos, pacífico e atlântico...
As chuvas no semiárido nordestino são produzidas na região sub-saariana da África e vem ganhando energia quando cruza o oceano atlântico, mas também por um fenômenos que ocorrem no mesmo oceano, que são as "ondas de leste"...disso então, podemos dizer que dependemos enormemente dessa climatologia para produzir...
Estava vendo esses dias a previsão para 2025...A NOA, um órgão dos Estados Unidos, que estuda o clima no mundo...que dizia que temos 70% de chances de ter a La-n̈ina atuando este ano...Se isso confirmado for, teremos um INVERNO MUITO PRODUTIVO...
Por outro lado...por aqui os mais experientes fizeram as "EXPERIÊNCIAS" que indicaram que teremos bom PERÍODO CHUVOSO...essas previsões não utilizam modelos matemáticos ou tecnologias mirabolantes... vivências de experiências da natureza que os mais velhos adquiriram observando natureza e o tempo...SABEDORIA PURA E GENUÍNA...
Mas nós não podemos ficar dependendo das chuvas...E quando ela não vir? Como vamos produzir os alimentos para nos mantermos e manter o nosso povo...
E inadmissível isso...temos tecnologias para tirar a água do subsolo, podemos fazer transposição das bacias brasileiras...devemos pensar em soluções permanentes e não mais de Convivência com a Seca...não suporto mais ver animais mortos pelo caminho...urubus banqueteando sobre as carcaças putrefadas...pessoas abandonando suas casas...crianças chorando de fome...e não mais teremos cemiterios de anjinhos...inadmissível que isso ainda faz parte de nós...Triste...
Mas acreditamos que um dia isso ficará apenas nos escritos de João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Euclides da Cunha e tantos outros literatos que ousaram a descrever esse flagelo que é a seca...
Um dia essa terra será valorizada e terá a o respeito daqueles que hoje usufruem dessa condição...Eu creio que isso será páginas viradas em nossa História e em nossas vidas...
Mas até essa realidade mudar...temos que tocar nossas vidas e fazer a parte que nos convém...Esse ano de 2025 teremos um bom inverno GRAÇAS A DEUS...Então, vamos a labuta...Arar a terra e plantar nossas sementes crioulas ou da paixão...seguindo a vida como ela é...
Esse texto dedico a todas as mulheres e homens que acreditam na terra e no trabalho...
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Pela terceira vez seguida, Seta aponta vitória de Natália Bonavides
Na pesquisa estimulada com votos válidos, Natália soma 51,3%, contra 48,7% de Paulinho. Já nos votos totais, a petista tem 42,5% e Paulinho, 40,4%. “Não sabe/não respondeu” são 9,8% e “ninguém/branco/nulo”, 7,4%.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 24 de Outubro, entrevistando 800 pessoas. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00955/2024.
ESTIMULADA – VOTOS VÁLIDOS
Natália Bonavides – 51,3%
Paulinho Freire – 48,7%
ESTIMULADA – VOTOS TOTAIS
Natália Bonavides – 42,5%
Paulinho Freire – 40,4%
Ninguém/Branco/Nulo – 7,4%
Não Sabe/Não Respondeu – 9,8%
Fonte: Saiba Mais
Na reta final das eleições aumenta o número de casos de assédio eleitoral
Mais de 800 denúncias já foram registradas pelo MPT. São Paulo lidera o número de casos. Saiba como se proteger e denunciar o assédio eleitoral
Passado o primeiro turno das eleições municipais, os embates polarizados em várias cidades se tornam terreno fértil para patrões plantarem em seus trabalhadores o terror por meio de chantagens, coação e ameaças para que votem nos candidatos da conveniência desses patrões. Em geral a situação ocorre envolvendo os postulantes alinhados a ideias neoliberais e extremistas, de direita, portanto contrárias aos interesses dos trabalhadores.
Até o último sábado (19), o Ministério Público do Trabalho (MPT) já havia registrado 801 denúncias de assédio eleitoral nestas eleições. Com 106 denúncias do total, o estado de São Paulo lidera o número de casos. Entre as regiões, o Nordeste é a que mais apresenta queixas. Ao todo foram 130. Já foram firmados 40 Termos de Ajuste de Conduta (TAC) e 28 ações judiciais foram movidas para combater a prática.
Porém, o número de casos pode ser ainda maior, uma vez que é possível que muitos trabalhadores ou não detectem a intenção criminosa de coação de voto, ou mesmo sintam-se coagidos a não denunciar. Em 2022, ano da eleição presidencial e para o legislativo federal e estadual, o total ultrapassou 3.600 denúncias.
Assédio eleitoral é crime. Denuncie