quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

FETARN Realiza 3º modulo do curso estadual da Escola Nacional de Formação da CONTAG-ENFOC




Com o Eixo Temático: Desenvolvimento Sustentável e Solidário. O curso acontece de 18 a 22 de fevereiro, em Natal e reúne mais de 45 dirigentes sindicais educandos e educandas do itinerário formativo.

O 3º modulo do curso teve a abertura oficial ontem, onde este presente vários diretores da FETARN, dentre eles o presidente, Manoel Cândido; a Secretária de Juventude, Ana Paula; o Secretário de Política Agrícola, Jocelino Dantas e o Secretário Estadual de Formação, Francisco de Assis Araújo. Durante toda a semana os educandos e as educandas discutirão sobre sua prática sindical, fortalecimento da rede de educadores e educadoras, Grupos de Estudo Sindical, Jovem Saber, bem como, concepção de desenvolvimento e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), controle social e participação política, desenvolvimento rural no Brasil e desigualdades raciais, dentre outros temas.

Os educandos e educandas também realizarão duas visitas pedagógicas intercaladas com as atividades da formação. Umas delas será ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Taipu e a outra a Central Estadual de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidaria – SECAFES.

A primeira com o objetivo de conhecer os impactos na gestão sindical a partir da participação dos diretores do Sindicato em outros itinerários anteriores da ENFOC. A segunda refletirá a experiência da SECAFES como um espaço de conquista através da história de luta do Movimento Sindical Rural da CONTAG e no RN com a FETARN e os Sindicatos a parti da implementação do PADRSS no final da década de 90. 


É importante ressaltar que o curso conta com a colaboração dos debates e facilitação dos temas do Educador Popular e Historiador Amarildo Souza Carvalho. O marco para essa VI turma estadual da ENFOC é a inserção da Plataforma moodle. 

“quando vi o computador na minha frente eu estava cego, mas  a jovem Sueli pegou na minha mão e disse, o senhor vai conseguir eu vou te ajudar. Eu chorei de emoção e disfarcei para ninguém perceber, mas naquele momento eu revivi meu passado com a professora Otília através da Jovem Sueli”, afirmou o educando Ubiratan de 63 anos. Para seu Ubiratan a plataforma ajudou a sentir-se que não importa a idade, a inclusão na formação é humana e solidária.

O encerramento se dará na sexta, dia 22, quando haverá a cerimônia de certificação do educandos e educandas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário