segunda-feira, 23 de julho de 2018

FETARN participa de debate no Mato Grande sobre atual situação econômica e política e posição de repúdio contra fechamento de comarca de São Bento do Norte.






O Fórum de Desenvolvimento Territorial do Mato Grande (FOMAG) realizou na última sexta, dia 20 de julho, em São Bento do Norte, um debate que teve como centro a conjuntura política e econômica atual e o fechamento da Comarca de São Bento do Norte. O debate sobre a atual conjuntura política e econômica foi puxada por Jocelino Dantas, Secretário de Politica Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN).

Outro ponto central da pauta foi o fechamento da Comarca de São Bento do Norte que atende aos municípios de São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Galinhos, Parazinho e Pedra Grande. No momento esteve presente passando algumas informações um servidor do Ministério Público que no momento afirmou não concordar com o fechamento, não esteve presente representantes do fórum de justiça.

Além disso, também esteve na pauta a apresentação da situação da aplicação dos recursos dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na região do Mato Grande. A apresentação foi feita pelos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Washington José de Souza e Juarez Paiva. Também teve um informe geral da atual situação da execução dos projetos do Programa Governo Cidadão, apresentado pelo articulador regional no mato Grande, Dedé Luz.


Também teve a socialização da futura execução do Projeto de Sementes Crioulas que será executado pela Associação de Apoio as Comunidades no Campo (AACC). A socialização foi realizada por Emerson Cenzi, representante da entidade, o projeto será desenvolvido nesse segundo semestre no municípios de Caiçara do Norte, Jandaíra, Parazinho, Pedra Grande, Pureza, São Bento do Norte, Bento Fernandes e Taipu.

Ainda esteve presente no evento o representante da Delegacia Federal da Secretaria Especial da Agricultura Familiar (SEAD), Alex Costa. Também representantes dos gestores municipais, vereadores do município e região, cooperativas, associações, comunidade local e Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

SOBRE O FECHAMENTO DA COMARCA:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que várias comarcas no País que tivessem menos de 5 mil processos fossem remanejadas para outras comarcas mais próximas. No caso de São Bento do Norte a comarca passa a ser remanejada para João Câmara, a determinação final é do plenário do Tribunal de Justiça do RN e a proposta iria para votação no próximo dia 25, mas segundo informação repassada no momento é que foi feito um pedido por uns dos desembargadores para retira a proposta de pauta, o que adiaria temporariamente o remanejamento.

A população e os poderes constituídos se mobilizam contra a medida porque alegam uma longa distância e dificuldade de acesso a João Câmara sem contar com a alta demanda que a comarca de João Câmara já agrega e isso poderia enseja numa prestação ruim dos serviços. O fórum tirou como encaminhamento protocolar uma carta de repúdio pela medida no TJRN.









Nenhum comentário:

Postar um comentário