sexta-feira, 27 de abril de 2018

ENFOC Nordeste: Visita ao museu casa de Margarida Maria Alves ecoa o grito de LULA livre e vivo.


Os educandos e educandas da 6ª turma do Curso de Formação Política Sindical Regional Nordeste, da Escola Nacional de Formação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou no dia de ontem (26), visita pedagógica ao museu e casa de Margarida Maria Alves, no município de Alagoa Grande, na Paraíba. Margarida foi líder sindical rural no município e foi assinada a mando de um usineiro em 12 de agosto de 1983.

Ao final da visita pedagógica no museu casa os educandos e educandas ecoaram gritos de LULA livre e vivo e também Marielle Franco e Margarida Alves presente. Após isso os educandos e educandas foram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde Margarida era presidenta quando assassinada.

A visita foi um momento histórico para a turma que é formada por delegações dos nove estados do nordeste e estão no terceiro módulo do curso, em João Pessoa. No Sindicato a Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, ressaltou que o fato de pisar e ver aquele local foi emocionante, pois, segundo a dirigente, Margarida não está morta ela continua viva na luta de homens e mulheres do campo e sobre tudo das mulheres.

“A CONTAG realiza desde 2000 a Marcha das Margaridas, mas para quem não conhece a história de perto e ter o privilégio de conhecer e pisar no chão e muito maior o significado”, afirmou Mazé.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário