segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Diretoria do STR Jandaíra abre diálogo direto com a prefeita sobre pautas para o desenvolvimento rural sustentável e social.



Parte da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra esteve reunido na tarde desta segunda feira com a prefeita do município de Jandaíra, Marina Dias Marinho. Na oportunidade foi aberto a possibilidade de um diálogo mais estreito entre o Sindicato e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para a apresentação e construção de pautas que fortaleça o desenvolvimento rural sustentável e social.

O presidente do Sindicato, Daniel Matias ressaltou dificuldades que vem tento no encaminhamento de pautas na área da saúde via o Conselho Municipal de Saúde a qual o mesmo preside e ressaltou a importância do diálogo entre a diretoria do Sindicato e a gestão para o bem está dos agricultores agricultoras familiares em todas as áreas, por exemplo, a saúde, educação e etc. Já o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e tesoureiro do Sindicato e recém eleito Secretário de Política Agrícola da FETARN, Jocelino Dantas apresentou sugestões na área de desenvolvimento rural, a exemplo, do fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ampliação de programas como, Cortes de Terras, Assistência Técnica direta da Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER e o Sindicato e a questão da educação do campo, além da garantia da participação do Sindicato em muitos conselhos de políticas públicas que por sua vez o Sindicato não nem convidado no ano de 2017.

Na questão de educação do campo o dirigente exemplificou o debate do fechamento de escolas, onde acontece, por exemplo, o fechamento da escola da comunidade de Santa Terezinha.

A prefeita ressaltou a importância da abertura do diálogo entre a prefeitura e o Sindicato Rural, uma vez que, ano passado não havia tido esse espaço de ambas as partes, mas esclareceu que também não estava fechando escola por vontade própria e nem era de sua vontade fazer isso, mas as condições financeiras e os cortes dos valores de repasses federais alinhada a falta de recursos do ISS da eólica este ano estava lhe obrigando a tomar medidas estremas para que pelo menos viesse a garantir o pagamento dos servidores efetivos e os que ainda tem que contratar para suprir a necessidade real do quadro do município.

Mas com tudo a prefeita deixou em aberto para numa possível melhora da situação financeira reabrir a escola da comunidade e aprofundar o diálogo da educação do campo com o Sindicato. Estiveram presentes na reunião o segundo tesoureiro do Sindicato, João Batista Félix, o chefe de gabinete da prefeitura Reginaldo Vitorino e Orminda Bezerra, assessora da prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário