quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Fique por dentro da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Jandaíra.

Sessão da Câmara de Vereadores de Jandaíra da última segunda, dia 18 de setembro, teve na ordem do dia o recebimento do projeto de Lei Nº 15/2017 que abre o crédito especial de 70 mil reais com o destino ao Programa Criança Feliz que será executado em parceria com o governo federa e o do Projeto de Lei Ordinário nº 16/2017 que cria gratificação para o cargo de supervisou do Programa Criança Feliz. Ambos os projetos foram encaminhados pela mesa a Comissão de Constituição e Justiça para a análise e para a tramitação interna até a votação final.

Também teve a entrada de três requerimentos; requerimento 003/2017, do vereado José Joilson (PSD) que solicitou o reparo da rede de abastecimento de água da Rua da Alegria, na comunidade de Tubibal; o requerimento 003/2017, do vereador e presidente da Câmara, Severino Matias Filho, que solicita da prefeita a construção do pórtico (placas de entradas da cidade) e outro requerimento também 003/2017, do vereador Roberto Mendes (PRB) que solicita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a prefeita que seja elaborado um projeto técnico para a aquisição de coletores de lixo patronizados para as ruas do município e zonas rurais.

Na defesa de seu requerimento o vereador Joilson lembrou que as famílias da Rua da Alegria já vêm sofrendo há muitos anos com a dificuldade da água da pomba central chegar as suas casas, pois desde 1996 não houve manutenção da rede de abastecimento e ainda por cima a bomba central teve sua potencia reduzida nos últimos anos e até agora não foi recuperada. Já o vereador presidente da casa, Severino Matias ressaltou a necessidade da cidade recupera a imagem de chegada às suas duas entradas e por isso sugere a prefeita, marina Dias a construção do pórtico, uma coisa que já houve no passado durante a gestão do ex-prefeito Manoel Martins.

Para o vereador Roberto Mendes a elaboração de um projeto técnico para a aquisição de coletores de lixos padronizados vai ser importante para a população poder ter a escolha de locais adequados para o descarte do lixo. O vereador lembro ainda que a gestão pode articular a execução do projeto via a parceria público privado, uma vez que, no município de Areia Branca e Serra do mel foi desenvolvida a mesma ideia e ele teve a oportunidade de acompanhar quando trabalhava no setor privado de eólica.
Ambos os três requerimentos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.

DEBATES GERAIS E COMUNICAÇÃO DAS LIDERANÇAS:

Nos debates gerias e comunicações o foco foi uma lamentação sobre a ocupação de terrenos públicos de forma ilegal, ou seja, sem citar nomes alguns vereadores, a exemplo do vereador Tércio Câmara e Raimundo Faria reclamaram de gestões passadas por doarem terrenos públicos sem que fosse encaminhado a casa para a devida aprovação assim como determina a Lei. O vereador Roberto Mendes (PRB) sugeriu que a atual gestão pense futuros projetos para a relocação de pessoas que ocupam irregularmente áreas públicas ao lado da BR, a exemplo, da comunidade de Aroeira, pois futuramente essas famílias poderão virem a terem problemas e deve ser um problema pensado pela gestão.

O vereador Tércio comunicou e socializou a realização de uma audiência com o superintendente do Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes (DNIT), onde foi discutido a implantação das lombadas no percurso urbano da BR e na comunidade de Aroeira. O vereador também lembrou que o mesmo assunto sobre a ocupação das margens da BR foi abordado pelo superintendente e no momento pediu apoio a gestão municipal para tentar conscientizar a população sobre esse problema.

Depois de um intenso debate sobre a questão da ocupação irregular de terrenos públicos, o presidente da casa ressaltou que infelizmente as gestões deveriam serem mais rigorosas com a aplicação das legislação que tange esse problema, não apenas quanto doação de terrenos mais também com a doação de casas populares, mas infelizmente a intensão política e a ânsia da reeleição é mais forte e acabam por não punirem legalmente quem comete essas ilegalidades. 

O presidente ainda comunicou os senhores vereadores da realização da solenidade de assinatura de contratos com associações do projeto Governo Cidadão e que a casa estava sendo convidada pelo Presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do município, Jocelino Dantas.
Por fim o presidente encerrou a sessão e convidou a todos e a todas para a próxima a se realiza no próximo dia 25.

Não publicaremos o áudio por baixa qualidade de som

Nenhum comentário:

Postar um comentário