quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Ex-prefeito de Jandaíra é um dos principais da lista dos 7 milhões de Henrique, mas será que não haveria outras listas embutidas? Que reflexão poderemos tira desse episódio?

O que não é nenhuma novidade para quem milita na política, mas a imprensa e os blogs divulgaram neste dia de hoje, (30) de agosto de 2017, uma lista de políticos dos municípios do interior do Rio Grande do Norte que receberam dinheiro dos 7 milhões de Henrique na campanha de 2014. Um exemplo, o ex-prefeito de Jandaíra, Fábio Marinho.
Não irei me alonga muito sobre esse tema, porque como já falei isso não me foi novidade, porque sempre víamos os derrames de dinheiro nas campanhas locais e isso tinha de vim de algum lugar. Porem é importante lembrar que estoura essa lista porque há uma investigação específica sobre a campanha de Henrique, alias coisa que eu já previa que viria a tona, mas quero fazer uma pergunta reflexiva para nossos leitores, será que não haveria outras listas silenciosa e embutidas? Por exemplo, a lista da saudosa Vilma de Faria, a de Garibalde Alves, a de Robson Faria, de Rosalba Ciarline e tantas outras de campanhas milionárias que já vimos neste RN?   
Ou seja, o que quero dizer é que precisamos refletir enquanto cidadãos que a maioria dos partidos tradicionais e todas as nossas lideranças políticas históricas por esses municípios de nosso interior sempre fizeram política desse jeito, na base de muito dinheiro, seja uns mais outros menos, mas a prática sempre foi à mesma. E sempre quem faz política no campo das ideias, propostas e programas ficam para traz, escanteados, ou seja, sempre perderam as eleições, claro com poucas exceções.
E ficam por quê? Porque esse dinheirão era para banca as grandes estruturas que impressionavam ao publico (os eleitores), comprar a consciência de boa parte de um eleitorado que vota em troca de dinheiro. Espero que essa lista não sirva apenas para uns acusarem uns aos outros, mas para que nós enquanto cidadãos possamos refletir que é preciso fazer escolhas diferentes nas próximas eleições e para os que ainda não consta nas listas públicas venham a refletir que ainda há tempo para mudar o jeito de fazer a política, afinal corrigir os erros é um simbolismo de humildade para um ser humano reconquistar a confiança.
Pois bem, para finalizar, lembramos que toda a dinheirama que irrigava essas campanhas, doado, entre aspas, pelas empresas termina saindo de nossos impostos e significa menos educação, menos saúde, agricultura e etc. bem fica a reflexão.
Vejam alguns outros nomes dessa lista:


Zeca Pantaleão (ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas);

Flávio Azevedo (ex-prefeito de Nova Cruz);

Nilton Figueiredo (ex-prefeito de Pau dos Ferros);

Klaus Rego (ex-prefeito de Extremox);

Ivete Matias (prefeita de Brejinho);

Ivan Júnior (ex-prefeito de Assu);

Flávio Veras (ex-prefeito de Macau);

Osivan Queiroz (ex-prefeito de Lagoa Salgada);

Amaro Saturnino (ex-prefeito de Maxaranguape);

Aníbal (ex-prefeito de São João do Sabugi);

Felipe Muller (ex-porefeito de Caiçara do Rio do Vento)

Severino (ex-prefeito de Monte Alegre).

De acordo com Fred, as tratativas com essas lideranças eram feitas diretamente por Benes Leocádio, um dos coordenadores da campanha.

Os valores que tais pessoas teriam recebido não foram detalhados. Por ter informado que elas se beneficiaram a partir de transferências bancárias, Fred precisa dispor dos comprovantes de transferência para confirmar o que diz.

As informações são do PORTALNOAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário