terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ato e audiência pública mobiliza trabalhadores rurais contra a reforma da previdência proposta por Michel Temer







Fotos: Assecom Dep Fernando Mineiro

Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais participaram, nesta segunda-feira (20), de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, onde foram discutidos os reflexos para a categoria caso a Reforma da Previdência seja aprovado pelo Congresso Nacional. Paralelo a audiência, na Praça 7 de setembro os trabalhadores rurais se uniram aos urbanos e protestaram contra as mudanças. 

Segundo o presidente da FETARN Manoel Cândido, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) é radicalmente contra qualquer Reforma que represente a perda de direitos, arduamente conquistados. “Essa proposta onde homens e mulheres só se aposentam aos 65 anos de idade é um absurdo, e fere em cheio os direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que começam a trabalhar muito cedo e hoje se aposentam aos 55 anos as mulheres, e os homens aos 60 anos. Na verdade, vão inviabilizar o acesso deste público à aposentadoria, já que em muitos municípios, a expectativa de vida não chega a 70 anos de idade”, afirmou.

A audiência foi proposta pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro, em atendimento a solicitação da FETARN e demais entidades e centrais sindicais, cuja estratégia seria a participação de todos os deputados estaduais, federais e senadores, sendo que pela representação estadual só compareceram quatro (4) Deputados Estaduais: Fernando Mineiro, José Adécio, Souza Neto e Larissa Rosado. Já a representação nacional só contou com duas participações sendo: Senadora Fátima Bezerra e Deputada Federal Zenaide Maia, que além da participação se posicionaram contrarias a referida PEC 287 da Reforma da Previdência.

A CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares esteve presente através da participação do Secretário de Administração e Finanças Aristides Santos, que falou ser contra terem fechado o Ministério da Previdência e que a CONTAG não irá aceitar a retirada de direitos dos trabalhadores, aumentando a idade para 65 anos e retirando o vínculo do salário-mínimo ao benefício dos aposentados e daqueles que têm direito aos benefícios. ”

Gilberto Silva
Assessor FETARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário