quarta-feira, 6 de maio de 2015

UM PANELAÇO NO ESPAÇO GOURMET

6 de maio de 2015 — por Silva Neto via O Potiguar

Assisti, de novo, ao filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, domingo passado, e eis que, hoje, para minha surpresa, abro o facebook e me deparo com esta charge genial de Vitor Teixeira(1), na qual um macaco bate panela, e cujo o título o artista chamou, criticamente, de “Involução da espécie”. Por um lado, a obra do artista faz referência ao clássico filme de Stanley Kubric, de 1968, mais especificamente, à cena memorável do macaco aprendendo a usar um osso como uma ferramenta, como uma arma e com esta o primata bate, raivosamente, várias vezes, e quebra uma carcaça de um animal, o que sugere, portanto, a evolução da espécie. Por outro, a charge critica, em grande estilo, a ‘oposição panelaço’, que só sabe chamar a Presidente da República Dilma Rousseff de “vaca”, “vadia” e tantos outros termos que, ao fim e ao cabo, só servem para degradar a condição do gênero feminino e, obviamente, mostrar o quão pobre e vazio é o discurso dos ricos paneleiros, cheios de ódio e ignorância política, o que sugere, de forma perspicaz, um retrocesso da espécie humana.

E, por falar em retrocesso, esta mesma oposição bate-panela nas varandas gourmet, na maioria das vezes, não entende patavina de direito constitucional, mas insiste, loucamente, no impeachment da Presidente, ignorando, inclusive, o posicionamento de seus ídolos de barro (FHC, Serra, Calheiros, Cunha, Neves, Agripino Maia…………………………………………), os quais já desistiram dessa ideia maluca, porque, simplesmente, não há o mínimo de fundamentação jurídica para tal empreitada.
E, para o retrocesso ser ainda maior e mais barra pesada, parte das lustrosas panelas faz apologia à sonegação fiscal e muitos desses paneleiros têm seus nomes na lista do suíçalão(2), escândalo do HSBC, abafado pela midiazona, que deu apoio e total cobertura ao panelaço de ontem, 5, contra a propaganda política do Partido dos Trabalhadores(2), isentando, descaradamente, partidos que lideram o ranking da corrupção: PSDB e PMDB, 1° e 2° colocados, respectivamente(3), e, mesmo assim, esses hipócritas têm a cara de pau de berrar, ferozmente, contra a corrupção não só do PT, mas também dos três poderes e, sobretudo, contra a corrupção da Petrobrás, como se apenas e tão-somente o partido de Rousseff estivesse envolvido, e, ainda por cima (por baixo mesmo, porque perdedores) exigem, desesperadamente, por ignorância e/ou por má fé mesmo, como única saída para o Brasil, um golpe civil-militar, fazendo uso, “intelectualmente”, de um esdrúxulo e paradoxal eufemismo denominado “Intervenção Militar Constituição”, expressão que não encontra lógica na semântica da língua portuguesa, não se encaixa nas doutrinas majoritárias do Direito, nem tampouco encontra espaço nos anais da História brasileira.

Por fim, me espanta essa galera furiosa não bater panela em apoio ao professores e em defesa de uma educação pública de qualidade. Me espanta, igualmente, a falta de indignação dessa turma endinheirada contra o trabalho escravo [segundo dados do Índice de Escravidão Global, 200 mil trabalhadores, no Brasil, vivem em regime de escravidão(4)]. Até parece que as panelas, por serem caríssimas (R$ 2.000,00) e de marcas renomadas [Mauviel e Staub, francesas; Silit, alemã; Garcima, espanhola; Gordon Ramsay, inglesa; e Tramontina, brasileira(5)] têm vontade própria. Tão se lixando se os professores são mal remunerados e desvalorizados. Tão nem aí se duzentos mil trabalhadores são escravizados no país, nem se os trabalhadores protegidos pela CLT perderão seus direitos com a maldita PEC da terceirização. Na verdade, não se ligam para o bem da nação; ao contrário, torcem para que dê tudo errado. Pois bem, sejamos sinceros, se o governo não vai bem, cá pra nós, essa oposição-panelaço vai de mal a pior, digna de um espetáculo burlesco ou uma comédia-pastelão, intitulada: 2015 – Um Panelaço no Espaço Gourmet.
Referências:
(1) bit.ly/1bxwmf9
(2) glo.bo/1GOWB9D
(3) bit.ly/1EQ2TaL
(4) bit.ly/1EgoNQU
(5) bit.ly/1DS0qJ2

Nenhum comentário:

Postar um comentário