terça-feira, 1 de outubro de 2013

PT da região do Mato Grande se reúne em São Miguel do Gostoso e traça planos para eleições de 2014 e 2016


Por Emanuel Neri via o Blog no Balaco Baco

O PT do Mato Grande se reuniu ontem (28/9) em São Miguel do Gostoso para tratar dos próximos passos políticos do partido na região e debater o processo de eleições diretas para seus diretórios (municipais, estaduais e nacional).

Durante todo o dia, na Câmara Municipal, o PT discutiu também proposta de desenvolvimento rural sustentável para o Mato Grande – região que São Miguel do Gostoso faz parte – e tratou da organização do partido para a participação nas eleições de 2014 (nacional e estaduais) e a de 2016 (municipais).

O PT tem um nível de organização muito forte. É por isso que é o partido que mais cresce hoje no país. Tem 1,7 milhão de filiados, comanda o governo central há dez anos e ocupa importantes governos estaduais e municipais em vários Estados brasileiros.

No Rio Grande do Norte, o PT não tem o mesmo peso do partido em outros Estados do Nordeste, como Pernambuco, Bahia e Ceará. Mas é um partido organizado em praticamente todo o RN. Tem deputada federal, estadual, prefeitos e vereadores.

Na região do Mato Grande, o PT dirige a prefeitura de Pureza e tem a vice-prefeita de Parazinho. Apesar de ainda pequeno, o partido tem crescido na região. Saiu de um vereador eleito em 2008, para sete em 2012, além de uma prefeita e uma vice.

As previsões de crescimento do PT no Rio Grande do Norte, especialmente na região do Mato Grande, foi discutida na reunião de ontem, em São Miguel do Gostoso. A principal meta do partido é eleger para o Senado a deputada federal Fátima Bezerra (foto).

Fátima Bezerra está em seu terceiro mandato como deputada federal. Na última eleição, teve a maior votação no Estado para a Câmara dos Deputados. Com sólida atuação e forte trabalho de base em todo o Estado, tem boas chances de se tornar senadora.

Embora a eleição seja daqui a um ano – em outubro de 2014 -, a deputada Fátima Bezerra lidera pesquisas para a disputa do Senado. O partido também tem chance de manter sua vaga na Câmara dos Deputados e eleger mais de um deputado estadual.

No Mato Grande, o PT também quer crescer – tanto em 2014 (eleição estadual e nacional), como na de 2016, para prefeitos e vereadores. Em São Miguel do Gostoso, o PT tem um vereador, José Jubenick, e faz parte do governo de Fátima Dantas.

O PT também ocupa, em São Miguel do Gostoso, a secretaria de Agricultura e Pesca, com Hildemar Peixoto, e ocupa outros cargos na administração de Fátima Dantas. Mas há quem diga que o sonho do PT é disputar a eleição para prefeito em 2016.

A direção do PT local nega a candidatura em 2016. Para os petistas, o partido quer continuar na base alida do governo local. A prefeita Fátima Dantas compareceu ontem ao evento do PT. Também estavam presentes os prefeitos de Pureza e Taipu.

Havia representações do PT de praticamente todos os 16 municípios da região do Mato Grande. Também participaram lideranças sindicais que integram o partido. Todos eles fizeram avaliações sobre a situação do partido em seus municípios.

Mas a grande atração foi mesmo a deputada Fatima Bezerra. Com um discurso forte, muito aplaudido pelos petistas, fez avaliações sobre o cenário eleitoral no Rio Grande do Norte e no Brasil. O maior foco do PT está na reeleição de Dilma Rousseff.

“Nossa prioridade é o palanque da Dilma, em 2014, mas também é nossa prioridade o crescimento do PT no Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima. Ela convocou os petistas a participarem da visita que Dilma fará ao Estado na próxima quarta-feira.

Dilma visitará Ceará Mirim, próximo a Natal, para inaugurar três unidades do Instituto Federal de Educação - as outras cidades contempladas são Canguaretama e São Paulo do Potengi. Fátima Bezerra foi responsável pela implantação de 19 destas escolas no RN

Touros, a pouco mais de 20km de São Miguel do Gostoso, também vai receber, nos próximos anos, um Instituto de Educação federal. A implantação do IFRN em Touros beneficiará estudantes de São Miguel do Gostoso e de toda a região.

Atualmente, o IFRN mais próximo de São Miguel do Gostoso é de João Câmara, a 70km da cidade. Os Institutos Federais de Educação são considerados escolas modelos no país. Sua grade curricular é adaptada à economia da região, para que seus alunos tenham maior oportunidade de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário