Presidenta Dilma e chefes de estado e de governo do BRICS e paises da África
Muito objetivo, não pode deixar de ser lido o texto sob o título "Vaivém" publicado pelo cientista político, professor e jornalista André Singer, no sábado (30.03), data em que ele habitualmente publica seus artigos semanais na Folha de S.Paulo. Singer faz uma detalhada análise e interpretação da fala da presidenta Dilma Rousseff sobre inflação (que o mercado quis ver como incentivo à alta), durante visita a África e da manipulação de que ela foi vítima e a obrigou a esclarecer o real sentido do que dissera.
Singer assinala que "a mandatária foi traída pelo desejo de não ceder aos desígnios do mercado" e que sua fala foi mais um capítulo "no longo braço de ferro que opõe desenvolvimentistas e mercadistas no centro das decisões nacionais". O articulista, autor de estudos e livro sobre o lulismo, lembra que a presidenta já obrigou a banca privada a "cortar na carne" e a reduzir seus spreads. Ele registra que no governo Dilma Rousseff "atacou-se os pilares da orientação neoliberal e tentou-se criar as condições para um forte investimento produtivo, sobretudo na indústria".
Isto, constata André Singer, "na área capitalista só faz crescer a tooada de que sem reduzir o custo de mão de obra, leia-se, aumentar o desemprego, o Brasil ficará estagnado". Neste seu artigo o jornalista acentua que "os próximos rounds se darão nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de abril e, sobretudo, de maio, quando a gritaria para esquecer de vez o desenvolvimentismo e voltar por inteiro à direção (política) antiga será máxima".
Não deixem de ler, aqui , o artigo de sábado do André Singer. Como tem tudo a ver, são ambas análises de uma década de PT no poder, eu aproveito para convidar vocês a lerem, também, a excelente entrevista do Valter Pomar , membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e secretário-executivo do Foro de São Paulo, divulgada no site da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do Rio Grande do Sul).
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Fonte: Blog de Zé Dirceu

Nenhum comentário:
Postar um comentário