quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (FETARN) REALIZA JORNADA DE JUVENTUDE



Durante a tarde desta terça 01 de Novembro a Fetarn em parceria com a Contag e MDA esteve realizando a 1º Jornada da Juventude do Nordeste; a reunião está sendo realizada nos dias de 01 à 04 de Novembro  no Hotel Monza localizado na avenida Salgado Filho bairro de Lagoa Nova; a reunião teve inicio as 14:30 com mesa ao debate com representantes de juventude  de varias federações do estado do Nordeste. A reunião foi dada inicio com coordenações vinda da (CONTAG, FETAG´s e Monitoters) para socializar a pauta, assim como analisar sugestões de alterações, caso se fizesse necessário. Fez-se os ajustes à pauta, apontou-se os encaminhamentos necessários, sempre procurando alternativas que envolvesse ao máximo a participação dos presentes, sobretudo da juventude rural, de forma que a integração entre os Estados fosse fator preponderante. Assim se definiu pela responsabilização de cada representação estadual, para a coordenação dos trabalhos, sendo cada estado coordenador de dia, deixando para as pessoas participantes das atividades a liberdade para a expressão da criatividade dos grupos a se formarem.

Para a composição da mesa foram convidados os seguintes representantes:
CONTAG – Maria Elenice Anastácio
FETARN – Erivan do Carmo  – Sec. Juventude Fetarn
FETARN – Ambrósio – Presidente da Fetarn
DFA – RN – Raimundo da Costa Sobrinho
SU-Sec. Esta. Juventude:
Proj. Dom Helder RN – Rosa de Gurgel
EMPARN – Guilherme Ferreira da Costa Lima
EMATER – Ubirajara de Sousa Gurgel.
PI – Francisca Maria Bezerra dos Santos
MA – Ângela Maria de Sousa
CE – Claudia Maria Avelino.

 Na oportunidade foi dada a Jovem Emiliane (criança filha de agricultor) do STTR de Vera Cruz,  que entoou canto em flauta para o público.

FETARN - Ambrósio Lins do Nascimento – Presidente, no discurso de abertura, deu boas vindas a todos os presentes ao Estado do Rio Grande do Norte, destacando os diretores das demais federações. Destacou o interesse da FETARN em realizar o evento no interior do estado aonde pudesse interagir melhor com as experiências práticas no campo da Juventude e Sucessão Rural, mas tendo sido possível, o encontro realizou-se em Natal, de onde e Federação fará o possível, como anfitriã, atingir com plenitude a finalidade do evento.

EMATER RN – Ubirajara de Sousa Gurgel Coordenador de Projetos do EMATER – Destacou que já vem trabalhando com juventude desde 2003, sobretudo em parceria com a FETARN no campo dos projetos para a juventude. Desejou êxito ao evento e se colocou à disposição.
EMPARN – Guilherme, afirmou que a EMPARN vem trabalhando em 51% da pesquisa agropecuária do RN, destacou a criação da rede de pesquisa potiguar e espera a participação da juventude nesses projetos. Destacou que a juventude anda pouco animada com o campo, buscando as cidades, mas espera que a participação da juventude e a geração de tecnologias alternativas traga a juventude para o campo com mais veemência.

DFA – Raimundo da Costa Sobrinho – Destacou a importância do evento, fazendo lembrar a parceria do MDA com a CONTAG. Esta parceria CONTAG e Governo tem tido resultados importante para o desenvolvimento do País.  A parceria da SDT CONTAG tem uma particularidade, que é o envolvimento da discussão do desenvolvimento territorial, e mais ainda ao envolver a juventude rural nesse processo. Portanto chama para a atenção a discussão do envolvimento do jovem e da mulher, com mais destaque no investimento de crédito do PRONAF. Em eventos como esse estimula a juventude rural a participar do MSTTR e isso é importante por possibilita a apertura de mais parcerias entre o Estado e o Movimento Sindical.

PROJETO DOM HELDER CÂMARA RN – Rosa de Gurgel. Destaca a importância, sobretudo da proposta de programação do evento, que apresentará experiência que tem a participação do Projeto Dom Helder e FETARN. O projeto DH tem por objetivo fazer a discussão inclusiva de temas como geração, gênero e etnia. O resultado desse projeto é que já formou mais de 400 jovens para o campo e mais de 100 deles já estão trabalhando em instituições públicas e entidades sociais e o mais importante é que o restante estar na prática fazendo a sucessão rural ao assumirem com conhecimento qualificado as propriedades familiares, implantando projetos produtivos.  Mas tem um desafio a ser superado que é a questão do crédito para a juventude e as mulheres.  Destaca que o sucesso do Projeto DH é a parceria com a sociedade civil, e ninguém melhor que a própria sociedade para pensar e propor as soluções e destaca este evento como é um exemplo típico desta parceria, sobretudo pelo conteúdo de sua programação.  O desafio é discutir a temática da juventude e propor solução para os problemas que surgirem, levando em consideração o debate sobre a questão ambiental.

PI – Francisca Maria B. dos Santos – Destacou que o MSTTR despertou a necessidade de trabalhar políticas para a juventude e agora o Movimento tem discutido com mais precisão a politica para a juventude, sem, entretanto, discriminar nenhum outro segmento político do MSTTR (Mulher, idoso, etc.). O grande objetivo da delegação do Piauí é sair com mais conhecimento para se aplicar no seu dia-a-dia no campo. É bom trabalhar na roça, mas com qualidade de vida, e este encontro deve discutir a sucessão rural nessa perspectiva.

CE – Claudia Maria Avelino – representa a coordenadora de jovens da FETRAECE, sente-se satisfeita em participar de uma discussão que tem muito a contribuir com discussão da sucessão rural na base.

MA – Ângela Maria de Sousa – Discutir territorialidade e participação da juventude é muito importante, pois as políticas públicas da juventude abrangem todos os Ministérios, portanto é necessário discutir uma melhor participação da juventude dentro dos colegiados, pois a participação existente ainda não garante com plenitude as políticas públicas para a juventude.  Uma das razões para a saída da juventude do campo é o não acesso as políticas públicas para a juventude e, por esta, além e outras razões a existência da discriminação contra mulher, jovem e negra. Nesta semana querem discutir propostas que atendam a necessidade da juventude, pois a juventude sabe o que quer.

RN – Erivan do Carmo – Destacou a importância do evento para a juventude e para o estado do Rio Grande do Norte. Destacou a importância das escolas agrícolas na vida da juventude, elogiou a EMPARN e EMATER, por que tratam com seriedade as parcerias que tem com a FETARN e o resultado tem sido um resultado bom no campo. Diz que em 2012 será o ano da grande revolução da juventude do Rio Grande do Norte, pois pretendem realizar um grande festival que envolva o maior numero de jovens do estado para discutir políticas públicas para juventude rural. Destaca que o estado tem várias câmaras temáticas com envolvimento da juventude e o desafio é transformá-las em comitês de juventude dentro dos territórios. Reconheceu a importância da Secretaria Nacional da Juventude da CONTAG, sobretudo pela sua atuação em defesa da juventude junto ao Governo Federal. É importante a juventude atuar nos territórios, mas é mais importante ainda, atuar nos colegiados de decisões nos municípios, sobretudo para que as políticas públicas atinjam os seus objetivos para a comunidade e a Secretaria da juventude da FETARN vai mergulhar no sentido de fortalecer as intervenções da juventude nas políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento da territorialidade, atuando nos espaços de controle social.

CONTAG – Maria Helena Anastácio – Destacou a importância política da Comissão de Jovens do Estado do RN, pois esta é eleita em Congresso. Reconhece as parcerias existentes no Estado do RN que possibilita um avanço na participação da juventude no debate sobre as políticas públicas. Avaliou que o espaço colegiado é um espaço importante para o debate, porém o debate não pode se resumir somente a estes espaços, mas buscar intervir com qualidade nos demais espaços, sobretudo em 2012 que se trata de um ano eleitoral aonde o campo de disputa é mais acirrado e precisamos trabalhar políticas públicas que garantam a sucessão rural no campo, trata-se de uma responsabilidade que a juventude tem, mas não é só dela, é da família e, portanto da comunidade, do MSTTR; a juventude tem um papel importante no processo de desenvolvimento territorial, abordando este tema que será aprimorado a partir dos debates e troca de experiências que se desenvolverão no decorrer desse evento.

O termino da reunião  a secretaria Nacional de Jovens Elenice Anastácio esteve realizando o aniversario dos assessores Nacional da juventude Contag  Armando Santos Neto e Éryka Danyelle Silva Galindo com dinâmicas voltadas para a discursão de cada jovem presente, relacionando o conhecimento de cada participante dos durante todos os dias desta semana.





Mais informações imagens no Blog Território do Trairi

Nenhum comentário:

Postar um comentário