sexta-feira, 22 de julho de 2011

VOCÊ CONHECE O PROJETO DE IRRIGAÇÃO NA CHAPADA DO APODI?



Se não conhece, você saberá o que causará em nossa Região.

Então vamos Lá!

Os resultados para a natureza e a população local do projeto do Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi, executado pelo DNOCS (Depto. de Nacional de Obras Contra a Seca) serão grandes, pois não tem compromisso com as famílias de camponeses na Chapada do Apodi que lá vivem há centenas de anos, e com o projeto serão desalojadas para dá lugar a um loteamento irrigado com Empresas do ramo de Cadeias Produtivas, como o Cacau e a Uva, as quais dominam desde as sementes, as terras, a tecnologia e o comércio de produtos agrícolas, e para ter mais lucro se aproveitará das águas e das terras da Chapada do Apodi, implantando monoculturas e cultivos estranhos a região, com alto uso de VENENOS AGRÍCOLAS, contaminando o solo, o ar, os rios e a água no lençol freático.

O projeto também aumentará a exploração dos trabalhadores rurais, vindos de fora em grande parte, e os Agricultores/as que serão retirados de suas terras serão MÃO DE OBRA BARATA em uma promessa de “emprego”, que na verdade serão jornadas de trabalho desumanas com uso de venenos!!!

“Agricultores/as Familiares da Chapada do Apodi contra a entrada do AGRONEGÓCIO!”

EE vvooccêê?? Depois disso, acha que essa mesma forma de fazer Irrigação, como foi no Baixo Açú vai dá certo na CHAPADA?

NÃO PODEMOS ACEITAR ESTA REALIDADE que ameaça a produção de Alimentos Saudáveis, as Sementes Crioulas, os rios, a saúde do/a trabalhador/a e do cidadão potiguar que consome os alimentos.

“Não Precisamos de Perímetro Irrigado, Precisamos de Apoio do Governo para Agricultura Familiar Camponesa!”

Por isso estamos mobilizados neste dia 25 de Julho, (Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural) com todo o estado Contra a Instalação do Projeto que é um modelo falido de Irrigação sob o pretexto de “levar água para o semi-árido”.

A água da Barragem de Santa Cruz é Patrimônio dos Povos e não é mercadoria nas mãos de Grupos Econômicos.

O que queremos é que o Estado respeite a vida camponesa criada em torno do modelo agro ecológico na Chapada e Reveja o uso dos Recursos para serem investidos em programas que já existem no Sertão do Apodi.

“Em Defesa da Agricultura Familiar e Camponesa, da Agroecologia na Chapada do Apodi!”

Assinam: ASA POTIGUAR | ASSEMBLÉIA POPULAR (RN) | FOCAMPO | SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI | VIA CAMPESINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário