"Me filiei ao PT em 1997. Eu tinha 14 anos e via o Partido como representante das lutas sociais em geral e, principalmente, da juventude", declara Berna Azevedo, secretária estadual de Juventude do Partido dos Trabalhadores.
Os motivos que fizeram Berna se filiar oficialmente ao PT, há 14 anos, não mudaram. Hoje, responsável pela questão da juventude no Diretório Estadual do Partido, ela afirma que suas razões só se fortaleceram, após os oito anos de Governo Lula.
"Tenho certeza que o PT continua sendo um instrumento de luta dos mais diversos grupos da sociedade. O Partido completa 31 anos mostrando, tanto maturidade política, quanto competência para governar e representar a sociedade", afirma Berna.
O secretário de Juventude do PT Natal, Pedro Filgueira, lembra da atuação histórica do Partido dos Trabalhadores em prol da juventude brasileira. "O PT esteve junto com a juventude na luta pela redemocratização", pontua. Atualmente, para Pedro, o Partido continua atuando pela melhoria de vida dos jovens brasileiros através das políticas públicas para a juventude e a defesa da educação e da reforma política.
Juventude Rural
Fora das cidades, muitos jovens também vêem com entusiasmo o crescimento do Partido dos Trabalhadores. A convivência com uma gestão do PT na Presidência da República foi extremamente importante nas conquistas da juventude rural. "Programas como o Pronaf Jovem, Nossa Primeira Terra, Projovem, Prouni, entre outros, possibilitaram conquistas nunca antes vistas pelos jovens do meio rural. Por isso, entendemos que o PT promove uma sociedade mais justa, onde a juventude resgata seu papel", pontua Joscelino Dantas, coordenador do Setorial Estadual Agrário.
Olhar para o futuro
Se é necessário que o Partido dos Trabalhadores seja plural, ele está bem representado pelos jovens filiados em seus quadros. "Os jovens mostram que têm potencial para assumir espaço na direção do Partido, junto a representantes das outras gerações", enfatiza Berna.
Para ela, a função do JPT (Juventude do PT) é introduzir novos pontos de vista na discussão. "É preciso compreender as diversas visões que existem na sociedade", afirma.
Juliana Muniz, membro da Diretoria do PT de Martins, lembra que os jovens ainda têm muitas barreiras a serem quebradas no Brasil, mas que o Governo Lula foi fundamental para facilitar essa batalha. "Hoje, nós somos vistos como atores sociais, por conta da plataforma que o Governo Lula defendeu e que é a mesma do Partido dos Trabalhadores", lembra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário