O clima chuvoso e nublado que minou os planos de muitos veranistas durante o dia esta terça-feira (4) deve se estender até o final de semana. Segundo informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a previsão é de que a instabilidade dure pelos próximos dias em todo o território potiguar, com precipitações mais intensas entre a quinta (6) e sexta-feira (7).
“As características mais marcantes deste verão são a umidade e a predominância de chuva”, informa o meteorologista Gilmar Bisttrot. De acordo com ele, tal particularidade contribuirá para que a temperatura máxima registrada entre o período não seja muito eleva, beirando os 32° C.
Bisttrot explica que a chuva de quarta-feira está associada à zona de convergência intertropical e à presença de uma frente fria que vem se deslocando do sudeste para o nordeste do país, contribuindo para o aumento da umidade e instabilidade do clima. "Pelo menos até sexta-feira, haverá mais chuva do que sol. Esse sistema tem uma atuação de quatro a cinco dias e, por isso, essa será uma semana úmida”, disse.
Segundo o especialista, as chuvas registradas durante o verão devem continuar ao longo dos próximos meses. Ele aponta, inclusive, a possibilidade de um início precoce de inverno entre o o final do mês de janeiro e o início de fevereiro – resultado da influência do fenômeno La Niña –, com chuvas tanto na região do litoral quanto no semi-árido potiguar. “Para este ano, prevemos um inverno com chuvas normais ou acima da média no Nordeste, o que significa pelo menos 700 mm de água”.
O prognóstico positivo foi divulgado pelos especialistas após a primeira de uma série de reuniões climáticas entre meteorologistas dos centros estaduais da Região Nordeste. Para o próximo encontro, marcado para a segunda quinzena de janeiro em Fortaleza, a meta é precisar a quantidade de chuva que deve cair durante o inverno de 2011.
F: www.tribunadonorte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário