sexta-feira, 13 de setembro de 2019

FETARN e COAFARN realizam degustação, apresentação de produtos da CECAFES e a organização do cooperativismo para comitiva do município de Guamaré



A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) em parceria com a Central Estadual das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (COAFARN) realizaram hoje pela amanhã, 10 de setembro de 2019, uma degustação, apresentação de produtos da agricultura familiar e a apresentação dos espaços da Central Estadual de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar (CECAFES) para uma comitiva do município de Guamaré.

A comitiva foi composta por agricultores familiares do município, nutricionistas das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, presidentes de associações, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Cooperativa Municipal de Agricultores e Agricultoras Familiares. Além desses atores também esteve presente representando a gestão municipal o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Roberto Aguiar e o Chefe de Departamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, José Rodrigues da Silva Junior.

Acompanharam o momento o presidente da FETARN, Manoel Cândido e o Secretário de Política Agrícola, Jocelino Dantas e o assessor, Joseraldo do Vale. O objetivo foi proporcionar ao grupo a perspectiva de que através da organização dos agricultores locais através do cooperativismo é possível acessar o mercado e ainda a garantia da prefeitura em proporcionar a compra através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outras formas de mercado será possível fortalecer o desenvolvimento rural sustentável e solidário local e também na região.

A presidente da COAFARN e também coordenadora geral da CECAFES, Fátima Torres apresentou a organização do sistema cooperativista no estado através da COAFARN e também os diversos produtos vendidos no espaço produzidos por agricultores familiares cooperados em 10 cooperativas filiadas a COAFARN.

A ação faz parte da programação do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário recém iniciado pela FETARN no município em conjunto com a Prefeitura Municipal de Guamaré. "Ficamos entusiasmado, pois, vimos que através da organização dos próprios agricultores é possível eles gerarem sus própria renda, só depende deles, da nossa parte estamos já ansiosos para lançarmos a primeira chapada pública do PNAE e poder ver produtos de agricultores locais na merenda de nossos alunos que por sua vez boa parte também são agricultores filhos de outros agricultores", afirmou professor Roberto Aguiar, Secretário de Educação do Município.




Do Blog da FETARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário