domingo, 22 de outubro de 2017

A convite do Nobel da Paz, Fátima participa de ação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes



A senadora Fátima Bezerra, uma das parlamentares brasileiras convidadas a participar da ação “100 milhões por 100 milhões”, liderada pelo Nobel da Paz Kailash Satyarthi, participou de roda de conversa na manhã desta sexta-feira (23), na Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho, em Natal, para dialogar sobre a importância das crianças na escola e sobre a erradicação do trabalho infantil. A senadora é ex-aluna da instituição.

O projeto, coordenado no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação em parceria com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), desenvolveu a atividade “De volta à escola”. “Eu sinto uma alegria imensa de estar aqui conversando com vocês, jovens que representam o futuro do nosso país, na escola onde estudei muitos anos da minha vida”, destacou a senadora.

Ela fez um relato de sua trajetória, iniciando pela vida escolar, líder sindical, parlamentar e tudo o que permeou sua história enquanto pessoa pública. A senadora conversou com professores e alunos sobre a importância dos jovens na escola, a necessidade de erradicação do trabalho infantil e sobre as políticas públicas necessárias à continuidade dos avanços na área de educação. “Querem acabar com o que conquistamos até aqui, mas resistiremos”, frisou ela.

Ao final da roda de conversa, a senadora respondeu a perguntas dos presentes, que preocupados com o futuro da educação no Brasil, indagaram sobre saídas para a crise e a resistência aos retrocessos do governo de Michel Temer.

Sobre o Nobel da Paz

Kailash Satyarthi, que ganhou o Nobel da Paz de 2014 juntamente com a paquistanesa Malala Yousafzai, libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e promoveu a reintegração, reabilitação e educação dessas crianças. “Nenhuma fronteira consegue ser intransponível diante do poder dos jovens”, disse o Nobel da Paz no lançamento da iniciativa no Brasil no dia 12 de junho em Brasília. O objetivo da nova iniciativa agora é mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, para lutar pelos direitos de 100 milhões de crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação pública gratuita de qualidade, alimentação ou em situação de trabalho infantil ou qualquer tipo de exploração.

A campanha "100 milhões por 100 milhões" é uma plataforma global de engajamento social de cidadãs e cidadãos, com forte participação das juventudes, em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, envolvendo representantes de diferentes setores unidos para combater todas essas formas de exploração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário