quarta-feira, 3 de maio de 2017

Continua imortal o legado deixado pelo maior mestre popular da Pedagogia Brasileira



Você já ouviu a frase: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”?? Ou: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”??? Pois é... Cada vírgula das frases citadas acima são fontes de inspiração de Paulo Reglus Neves Freire, o nosso popular Paulo Freire, que há 20 anos (2 de maio de 1997) partiu, deixando para nós um legado no campo da Pedagogia mundial.

Patrono da educação brasileira, Paulo Freire desenvolveu ao longo da sua vida uma pedagogia crítica que prima pela libertação dos sujeitos na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que haja uma sociedade mais justa e democrática.


Por assim ser, Paulo Freire é uma das referências pedagógicas da Política Nacional de Formação da CONTAG (PNF). Através dos seus pensamentos questionadores, tem influenciado diretamente o itinerário formativo percorrido pela ENFOC ao longo dos últimos10 anos. É impossível caminhar pelo Grupo de Estudos Sindicais (GES), pelas turmas da ENFOC Nacionais, Regionais, Estaduais, sem ser tocado e tocada pelo jeito Paulo Freire de ser. Enfim... Eu existo! Logo questiono, transformo, critico, aceito sugestões. O meio em que eu vivo me ensina e por isso o valorizo, por isso amo e defendo esse lugar e o transformo para melhor.


Sempre é dia de lembrar do Paulo Freire da “Pedagogia do Oprimido” que incomodava a ditadura militar e seus apoiadores civis. Afinal,  Paulo veio ao mundo para desacomodar... Para desenvolver experiências como a de Angicos- RN, onde alfabetizou em três meses uma turma de adultos. 

"A proposta pedagógica de Paulo Freire continua influenciando o processo de educação popular nas organizações sindicais e movimentos sociais. A partir da suas publicações, entre elas a "Pedagogia do Oprimido", Paulo Freire nos mostra claramente a desigualdade de classe no Brasil, sobretudo, em um período em que o militarismo agia de forma truculenda no nosso País. Mas, Paulo Freire ainda sim resistiu com a afirmação e implementação de uma educação voltada para formação militante, combativa  e de base. Paulo Freire vive!" destaca o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG Guto Silva.

Assim, 2 de maio é data de lembrar com o coração agradecido pela oportunidade de ter acesso a fonte Paulo Freire. O Paulo da PNF, da ENFOC, dos Movimentos Sociais... Paulo da Pedagogia Libertadora! Paulo Freire que continua inspirando os processos formativos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais!!!

ACERVO DIGITAL PAULO FREIRE

Para conhecer a sua obra, acesse o acervo digital de Paulo Freire gratuitamente e navegar por livros completos, textos, dissertações, entrevistas, documentos, fotos, vídeos e áudios originais, clique AQUI 

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."

Paulo Freire

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Barack Fernandes / Organização e Formação Sindical - Larissa Delfante

Nenhum comentário:

Postar um comentário