terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cem anos do Monsenhor Expedito

Encontrei e conversei com o Monsenhor Expedito na implantação da adutora da Região Agreste, Trairi e Potengi, nas ocasiões sempre acompanhado de Hugo Tavares, paraibano radicado em Santa Cruz, também falecido precocemente, na época coordenava o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor no Governo Garibaldi Filho, e, hoje, dia 13 de dezembro, faz cem anos de seu nascimento.
A Igreja Católica realiza em São Paulo do Potengi com todo mérito as homenagens àquele que se passou a ser chamado de Apóstolo das Águas, inclusive, hoje, com uma missa com a presença de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, uma justa homenagem para aquele que lutou de forma incessante pelos mais vulneráveis na sociedade e do acesso a água na Região do semiárido.
Nas andanças pelos caminhos das adutoras, nas audiências públicas, iniciadas na cidade de São José de Campestre, com a participação ativa dos políticos locais, destacando Zequinha e Medeiros, na quadra da Escola Cenecista lotada, e com a decisão política do Governador Garibaldi Filho, a população passou acompanhar cada passo da execução das adutoras, podendo ser ressaltado pela participação popular a chegada da adutora em Santa Cruz/RN. 
Nestes caminhos, fiquei guardado na memoria a inauguração da adutora em Boa Saúde. Cheguei mas cedo, e na casa de Paulo de Souza, Prefeito do Município, estava o Monsenhor Expedito e Hugo Tavares, momento em que conversamos demoradamente, fala mansa, mas, com muita substancia, me interrogou sobre o programa que coordenava, foram perguntas de ambas as partes.
Dizia da importância da água tratada e adequada ao consumo humano chegando às sedes municipais, mais também, em muitas comunidades rurais, através de chafarizes permanentes, lembrando-se das secas do passado, afirmava que era preciso saber conviver com o semiárido, e que era necessário acabar com a pobreza absoluta, diminuir as desigualdades, e firmar a cidadania.
Não estava incomodado pela espera, era um alpendre agradável e começaram a chegar as lideranças políticas de toda parte do Estado, Boa Saúde se transformava, verdadeiramente, na Capital do Estado com a participação do Secretariado, e todos cumprimentava o Monsenhor Expedito, como liderança religiosa e na condição de cidadão, recebendo o respeito de todos os presentes.
Pelo Nordestino forte, que não se dobra as intempéries do clima, das condições econômicas e sociais duras, da convivência com a pobreza, dos postulados cristãos, a homenagem ao apóstolo das águas, pela passagem dos seus cem anos de nascimento, realizada pela Paróquia de São Paulo do Potengi, pelo seu legado, pelo seu testemunho de sacerdócio é merecido e justo.

Evandro Borges.
Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário