quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

184 agricultores familiares de Jandaíra podem ficar sem o beneficio do Programa Garantia Safra mesmo tendo pagado seus boletos.


184 agricultores familiares podem deixar de receber o beneficio do Programa Garantia Safra em Jandaíra mesmo depois de terem efetuado o pagamento do boleto, ou seja, a contra partida que o agricultor paga para o programa todos os anos. O fato pode acontecer porque até o momento o governo do Estado e a Prefeitura não quitaram seus aportes, ou seja, as suas contrapartidas.

No caso do governo do Estado foi pago a contra partida referente à região 1, que compreende a região do Alto e Médio Oeste, Vale do Acú/Mossoró e Seridó ficando assim a região 2 para depois como sempre. A região 2 compreende toda região do Mato Grande, Potengi, Trairi, Sertão Central e demais municípios que são considerados semiárido de outras regiões próximos a essas.

Quanto à contra partida da prefeitura local, o Sindicato vem cobrando do prefeito desde o inicio do ano, mas até o momento não foi realizado o pagamento que chega a pouco mais de 8 mil reais. Pois bem, além da falta de prioridade do governo do estado quanto a essas regiões assim como em Jandaíra muitos gestores locais ou porque não dizer a maioria deixarão essa conta para os próximos gestores.

Bem, na verdade a conta não pertence a prefeito A ou prefeito B, ela é um compromisso em primeiro lugar com os agricultores inscritos e em segundo lugar com o programa, ou seja, o prefeito e o governador ao assinarem o termo de compromisso com o programa ele assina um compromisso com os agricultores familiares que plantaram, perderam e acreditaram no programa e também pagaram sua contra partida, agora é a vez dos nossos gestores.

Em anos anteriores mesmo atrasado o nosso gestor cumpria sempre o compromisso, mas faço esse alerta publicamente porque enquanto instituição a qual represento fiz esse alerta oficialmente ao senhor prefeito que não deixasse chegar o fim do ano, mas assim como o governador o fez e acredito que a maioria entrou na jogada, agora serão outros gestores assim como em Jandaíra esperamos que logo que entre janeiro isso seja resolvido tanto da parte local como do governo do estado e não deixem milhares de agricultores e agricultoras familiares na mão assim como os 184 jandairenses.

Afinal o beneficio além de trazer uma ajuda para quem perdeu seus plantios, ajudaria e muito nesse inicio de inverno além de injetar um bom dinheiro na economia local, uma vez que, por ser valores divididos em 5 parcelas as compras são sempre realizadas no comércio local.

Entenda um pouco mais sobre o programa:

O Garantia Safra é um programa do governo federal pago com recursos do Fundo Nacional do Garantia Safra, ou seja, é uma união de esforços dos agricultores, prefeituras, estados e a governo federal. O agricultor que aderir contribui com sua contra partida através de um boleto gerado pelo sistema de gerenciamento do programa através do gestor municipal, após a adesão dos agricultores um técnico atesta se houve ou não perca de safra abaixo de 50%, os municípios e estados pagam suas contra partidas e ai a união (governo federal) complementa e paga o beneficio.

Caso umas dessas etapas não seja realizada o programa deixa de funcionar no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário