sexta-feira, 17 de junho de 2016

CONTAG realiza uma das maiores mobilizações dos últimos anos


“O Dia 16 de Junho entrará para a história da CONTAG, das Federações e Sindicatos como uma das maiores mobilizações já realizadas pelo MSTTR”. Foi assim que o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, encerrou o dia de Mobilização Nacional em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, cuja pauta era em defesa da DEMOCRACIA, contra a reforma da Previdência Social, contra a extinção dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Previdência Social, e pela manutenção do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Piauí, Bahia, São Paulo, e do Distrito Federal enviaram delegações para a mobilização na capital federal. Às 4 horas da madrugada os trabalhadores(as) resolveram ocupar os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Previdência, como forma de cobrar a retomada destes Ministérios que sempre trabalharam políticas fundamentais para a agricultura familiar e para os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

 A ocupação terminou por volta das 16 horas, depois que uma comissão de dirigentes da CONTAG e das Federações foi recebida por uma equipe da Casa Civil, onde apresentou os pleitos.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais retornaram aos seus estados motivados(as) com a sua capacidade de mobilização, e fizeram o compromisso de permanecerem vigilantes contra qualquer forma de retrocesso de direitos que prejudique todas e todos que vivem no meio rural brasileiro. Afirmaram através de frases de ordem que vão permanecer com suas bandeiras de luta hasteadas até que consigam reverter a decisão de extinguir os Ministérios e de manter assegurados(as) os direitos da classe trabalhadora.

Essa ação integrou a estratégia de realização de uma grande Mobilização Nacional, que reuniu em todo o País cerca de 130 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais. Aconteceram, simultaneamente, ocupações em agências, gerências e superintendências do INSS, entre outras ações.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário