terça-feira, 22 de março de 2016

Afasta de mim esse Cale-se



Hoje a direita elevou ao topo do twitter a tag “#LulaPerdeuODedoNaXotaDaDilma”. Como fica claro em “tal feito” por eles comentado e comemorado, o problema não é a corrupção. Não se trata, tampouco, de piada de mau gosto; Max já alertava para que busquemos a essência, e não a aparência. 

O problema é outro. O problema é o trabalhador que se organiza, luta, lidera e conquista direitos. O problema é a mulher que sai da subserviência do lar e lidera a política, transforma sua vida e a das demais.

A direita, ao focar seus símbolos nos 09 dedos de Lula, na arcada dentária de Dilma ou mesmo naquele grotesco adesivo de carro no qual ela é estuprada enquanto uma pessoa abastece seu automóvel, desvela sua própria essência. Agride não à Lula – este já sobreviveu ao êxodo da seca do Nordeste, à fome, à prisão política. Ataca as centenas de milhares de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e que têm seu corpo mutilado pelo resto da vida. Agride não à Dilma – esta resistiu à tortura e suas fotos da época não permitem a conclusão de que se abalaria com agressões proto-fascistas –, mas às centenas de milhares de mulheres vítimas de violência. 

Estão a falar do ex-presidente e da atual presidenta da República. O que será que desejam para o resto do país? Para “o outro” diferente deles? Mulheres, negras e negros, gays, trabalhadores que muito labutam e sobrevivem apenas com salário mínimo?

Quem a isso tudo assiste passivo é partícipe. Felizmente, milhares de artistas, intelectuais, trabalhadoras e trabalhadores afastaram de si esse cale-se e, na última semana, denunciaram o golpe de Estado em curso. 
Afasta também de ti esse cale-se.

Daniel Araújo Valença - Professor UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário