terça-feira, 21 de abril de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Jandaíra: histórico de nomeações, diferencial do espelho atual e desafios.

Historicamente as nomeações das Secretarias Municipais de Educação passam por critérios que a meu ver se baseiam basicamente nos seguintes pilares: primeiro tem que representar famílias grandes, pertencer e se integralizar a mais alta classe de intelectuais do município, e no mínimo ser professor com no mínimo uma graduação. Se enquadrar em no mínimo em uns desses critérios seria prerrogativa indispensável fora disso na grande maioria dos sistemas políticos não ocorre nomeação.

Evidente que em Jandaíra não fugiu e nem foge essa regra, mas recentemente em fevereiro o prefeito Beto Roque quebra essa regra histórica ao nos nomear enquanto Secretário Municipal de Educação e Cultura. Claro que isso passou por articulações, diálogos e celebração de acordos que viabilizaram o fato.

Talvez pela primeira vez na história do município nossa nomeação represente a vinda de alguém que rompe todas as regras, não representa grandes famílias nem tão pouco grandes redutos eleitorais, não pertence à categoria dos professores e nem também me considero integrante da massa de intelectuais do município. Embora esteja em um curso superior em umas das mais importantes e reconhecidas Universidades do País e alguns me classifique parte das pessoas vamos dizer mais entendidas do município, mas desde que me entendo cidadão jandairense ou até antes em meu município natal prefiro está sempre buscando está na luta por melhores dias de vida, mas sabendo que é preciso participar, construir e agir.

Sempre tive como princípio básico da minha vida até hoje, me indignar com a injustiça e reconhecer que enquanto cidadão tenho que fazer algo para que não aja mais a injustiça mesmo sabendo que o desafio é quase uma utopia, mas para mim nunca impossível. Também aprendi ao longo da minha militância que não podemos permanece na crítica pela crítica, mas saber que podemos ser capaz de também contribuir para que não fiquemos tão somente na crítica, ou seja, acho que em algum momento é possível fazer nossa parte ou pelo menos tentar.

Outro aprendizado é que na gestão ou condução de qualquer processo é preciso ter determinação do quer e no que faz e moral ético para e no agir. Por isso por onde estive até hoje, seja nas coordenações de grupos de jovens, seja no Sindicato, na FETARN, na CUT, em outros momentos na gestão publica em fim na luta como um todo dos movimentos sociais a ação com determinação, coerência e ética tem sido minha busca insistente.

Isso não quer dizer que não sejamos passíveis do erro pelo contrário todos somos seres humanos, mas tenho sempre procurado erra menos e acerta mais no que fazemos. Desafios sempre irão existir e sempre temos que enfrenta-los e criar as condições de vencê-los.

Na secretaria temos a consciência dos desafios portos, o primeiro e grandioso deles é exatamente o de vencer o preconceito ligado diretamente aos pilares de não pertencer aos critérios históricos listados no inicio. Ai depois vem os desafios da luta, do dia a dia administrativo e da própria gestão.

Não espero nem quero que a população espere um milagre embora eu ache que muitos problemas encontrados, basta ter coragem e determinação para enfrenta-los. Ajudar ao prefeito a destravar as torneiras dos convênios de obras em Brasília é umas das prioridades, diga-se de passagem, travado desde o final da gestão anterior, onde até hoje o município está com bloqueio para receber recursos através de convênios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devido a problemas com o convênio da construção da creche modelo travado até hoje e obra está parada e inacabada.

Precisamos resolver isso urgente e recentemente nosso prefeito protocolou em Brasília uma proposta, mas, além disso, precisamos discutir a nossa qualidade do ensino, rendimentos e assim consequentemente nossos índices de avaliação da qualidade da educação metas incondicionais de nosso plano de ação em faze final de elaboração e até mesmo já em execução. Atrelado a isto precisamos discutir e aprovar nosso Plano Municipal de Educação já em andamento.

O desafio da valorização e formação dos profissionais tem que está na ordem do dia, cumprimento do piso do magistério, formação de graduação e pós graduação, hora atividade são pilares que não é tarefa fácil mesmo compreendendo e reconhecendo a luta da categoria por isto. Mas estamos tentando construir nesses primeiros 40 dias caminhos que tentei possibilitar a curto e logo prazo essas metas, claro e evidente que tem que está garantidas nas metas do PME.

Outros desafios também estão postos, como a infraestrutura mínima da rede escolar, ou seja, precisamos de mais uma escola de ensino fundamental II, melhorar a atual estrutura, uma escola de ensino fundamental I na zona rural com estrutura preparada para nucleação e a garantia da efetivação de fato das novas ferramentas de tecnologia nas escolas.

Em fim caso nosso prefeito continue nos atendendo dentro das dificuldades como tem atendido nesses primeiro 60 dias, continuaremos insistentemente na busca pela efetivação de nossas metas. Mas sempre peço a reflexão e o apoio de toda a comunidade escolar, ou seja, professores, alunos e pais. Todos os pares desses tem seu papel e nós estamos procurando todos para dialogar sobre os papeis, a secretaria como ente da prefeitura tem o seu, o professor tem o seu, alunos fazem sua parte e os pais da mesma forma.


Vamos todos dar as mão e acreditar que é possível mesmo diante os desafios impostos pela sociedade atual onde precisamos compreender a imposição de novos valores que antes nem imaginávamos que deveríamos enfrenta-los e criamos condições de convivermos diante seus reflexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário