quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Emater-RN e sindicatos rurais debatem melhorias na assistência aos agricultores


Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios da região do Mato Grande, acompanhados pelo presidente da CUT/RN, José Rodrigues, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (04), no escritório central da Emater-RN, com os diretores geral e técnico da instituição, Cesar Oliveira e Aristides Bezerra, com o objetivo de propor melhorias e relatar desafios quanto ao atendimento a agricultores e agricultoras familiares.

Compareceram à reunião os STTRs de Macau, Vera Cruz, Passagem, João Câmara, Jandaíra, Pedro Avelino, São Bento do Norte, além de representante do polo canavieiro e da Colônia de Pescadores de Macau. O grupo elencou a necessidade de inserir mais técnicos da instituição em alguns municípios, por intermédio de um concurso público; problemas na expedição de DAPs; e como melhor democratizar o atendimento ao agricultor familiar, com o fortalecimento de parcerias com as prefeituras e com os sindicatos.

Os representantes dos sindicatos também sugeriram um maior entrosamento entre a Emater e o Idiarn nos municípios em que haja a presença dos dois órgãos, com o objetivo de facilitar o atendimento ao agricultor familiar; o retorno do programa de distribuição de forragem devido à estiagem, entre outros pontos.

“A orientação do governador Robinson Faria é o de manter um diálogo permanente com a sociedade e com os movimentos sociais, com o propósito de ouvir propostas e pensar em resoluções”, comentou na reunião o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira. Na próxima semana, a direção do órgão iniciará o processo de reuniões de planejamento com todas as suas 10 regiões administrativas, para as atividades de 2015, onde serão levadas em consideração as necessidades de cada área, com foco no atendimento ao agricultor familiar.

Sobre a falta de técnicos, Cesar Oliveira admitiu que há uma baixa no número de servidores. Hoje, dos 440 existentes, 140 estão em vias de se aposentar. A solução provisória foi a contratação de 144 bolsistas, que tomaram posse no início de janeiro, além da necessidade de retomada das parcerias com as prefeituras municipais, que cedem técnicos para a Emater.

“O concurso público ainda não está previsto para os próximos dois anos devido à situação difícil do Estado, que está chegando ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas sabemos da necessidade”, argumentou. A instituição estuda a sua reestruturação quanto à distribuição dos servidores em atividade.

Cesar Oliveira citou ainda o início da distribuição de sementes para a próxima terça-feira (10 de fevereiro) no município de Pau dos Ferros e Apodi e o processo de licitação para aquisição de produtos e serviços, tais como provedores de acesso à internet, oficinas mecânicas para a manutenção dos veículos, reforma e construção de escritórios da Emater-RN, compra de veículos e computadores. “Queremos começar priorizando a melhoria no ambiente de trabalho dos técnicos, oferecendo bons escritórios, que tenham computador, acesso à internet, carro e combustível. Depois, partiremos para outros pontos”, ressaltou.

Para o representante do STTR de Jandaíra e dirigente estadual da CUT, José Edson de Oliveira, a abertura desse processo de diálogo é positivo, aguardado há muitos anos pelos sindicatos rurais. “No momento em que temos esse debate iniciado com o governo do Estado, saberemos dar respostas aos agricultores na base. Temos a certeza que, agora, o caminho aberto”.

ASSECOM/EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário