quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Macau promete fazer o maior carnaval do Rio Grande do Norte

Prefeitura da cidade divulgou programação. Folia vai de 6 a 18 de fevereiro. Aviões, Grafith, Ricardo Chaves e Léo Santana estão entre as atrações.

Carnaval de Macau, no litoral do RN, atrai milhares de foliões todos os anos (Foto: Canindé Soares/G1)

A Prefeitura de Macau divulgou nesta quarta-feira (28) a programação oficial do carnaval deste ano. Aviões do Forró, Banda Grafith, Ricardo Chaves, Babado Novo e Léo Santana estão entre as principais atrações. A cidade possui pouco mais de 30 mil habitantes. No período de folia, no entanto, chega a receber 300 mil visitantes. Macau fica a 175 quilômetros da capital potiguar.

“Com o slogan 'Mais que Paixão. É tradição', o Carnaval de Macau 2015 promete se consagrar como o maior de todos os tempos no Rio Grande do Norte”, afirmou o prefeito Kerginaldo Pinto.

Ainda de acordo com a prefeitura do município, o carnaval deste ano terá mais 20 horas de folia por dia, com uma programação totalmente gratuita. No Largo de Eventos Mestre Avelino, haverá uma estrutura com camarotes, praça de alimentação e banheiros químicos, além de dois palcos, sistema de som, telões e iluminação.

“Conseguimos manter a tradição com qualidade, reduzindo o investimento da prefeitura na folia. Sem comprometer o sucesso da festa, este ano teremos grandes atrações e certamente faremos o maior carnaval da história de Macau nos últimos de dez anos”, disse Kerginaldo. “Para este ano, estamos investindo R$ 3,5 milhões, um milhão de reais a menos que a edição passada”, acrescentou.

Sol, praia e música

Durante o dia, o point do carnaval macauense é a orla da Praia de Camapum. A animação é feita com paredões de som.

Mela-mela, a identidade da festa

O carnaval de Macau é tradicional pelo arrastão do mela-mela. Este ano, três trios elétricos vão puxar os foliões pelas ruas da cidade  no início das tardes. O percurso acontece no anel viário que contorna a cidade. São seis quilômetros de trajeto com cerca de 50 blocos. Tratores acompanham a multidão com galões cheios de melaço de cana.

Frevo

Do sábado de Zé Pereira até as primeiras horas da madrugada da Quarta-feira de Cinzas, o frevo promete correr solto na Praça da Conceição, no Centro da cidade. E quem faz a festa do público é a tradicional orquestra formada por músicos da cidade, com a participação especial de atrações locais.

Samba

As escolas de samba também são uma marca no Carnaval de Macau. São cinco agremiações que envolvem diretamente quase 2 mil componentes.

Blocos

Outra tradição são os blocos de rua. O Bloco da Vitória, As Mulatas da Alcanorte e o Cordão da Fantasia são os mais conhecidos. Instrumentos de sopro, máscaras, fantasias, confetes e serpentinas estão presentes na festa dos foliões.

"São esses e outros atrativos que fazem da folia macauense um carnaval multifacetado, com uma programação dividida entre os desfiles de agremiações carnavalescas, frevo na praça e arrastões com trios elétricos. Viver a alegria do carnaval macauense é mergulhar de verdade num universo multicultural, com um grande diferencial. Em Macau, os foliões não precisam pagar para brincar, basta apenas ter samba no pé, alegria e muita disposição para se divertir no maior carnaval do estado", ressaltou o prefeito.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário