terça-feira, 19 de agosto de 2014

Destaque do Datafolha é o empate entre todos. Mas, já era esperado

O destaque da pesquisa Datafolha divulgada hoje é o empate da candidata do PSB ao Planalto, ex-senadora Marina Silva, com seus dois principais concorrentes, a presidenta Dilma Rousseff, do PT, e o candidato do PSDB-DEM, senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Mas, este empate já era esperado. As pesquisas diárias já o antecipavam. Hoje o Datafolha divulgado aponta um empate técnico entre Dilma e Aécio no 2º turno. Já Marina, na segunda etapa, aparece na frente com 47% contra 43% da presidenta Dilma.
Tudo dentro do previsível, desde que o país entrou em comoção nacional com a trágica morte do candidato Eduardo Campos e Marina se tornou sua substituta (na 1ª hora, pela vontade de todos, mídia, mercado, conservadores, direita em geral) e beneficiária da tragédia. Mas, é preciso ver e analisar, também, outros dados da pesquisa Datafolha.

Dilma Rousseff
Como por exemplo, esse, de que cresce a aprovação do governo. Assim, sua candidata, Dilma e o PT têm todas condições de vencer Marina no 2º turno. Claro, ninguém pode nem pretende negar, a batalha sera duríssima. A candidatura de Marina era natural e a mídia exagerou na pressão desnecessária sobre o PSB e aliados que não tinham alternativa
Para eles, qualquer outra que não colocar Marina de substituta de Campos seria um suicídio. Fora o fato que Marina também  não tem outra alternativa, que não a de apoiar e se apropriar da herança de Eduardo Campos e de seu programa e propostas. Mas isso não faz desaparecer os graves problemas da relação PSB-REDE, da manutenção da aliança, da coordenação e direção da campanha, das alianças regionais que Marina foi contra, da rejeição que existe em relação a ela em amplos setores da sociedade.
Aí está o principal desafio de Marina: vencer a rejeição fortíssima, particularmente entre a juventude laica e os empresários do agronegócio. Fora o fato que o tucanato disputará cada voto com Marina pelo lugar no 2º turno.
Assim, o cenário das vésperas do início do horário horário eleitoral (amanhã) é mais grave para o tucanato que se vê frente ao risco real de estar fora da segunda etapa da disputa. Já para a presidenta Dilma e o PT o grande desafio é vencer no 1º  turno o que não e impossível se a avaliação do governo continuar a crescer, assim como o voto nordestino.
O Datafolha
Os resultados da pesquisa Datafolha publicados hoje são: Intenção de voto. Dilma 36%, Marina Silva 21% e Aécio Neves 20%. Outros 6%. Nenhum deles 17%. Segundo turno: Marina 47% e Dilma 43% / Dilma 47% e Aécio 39%.  Avaliação do governo Dilma: Ótimo+Bom 38%. Ruim+Péssimo 23%.
Analistas antecipam que a tendência nos próximos dias é desse quadro ser sedimentado e, em seguida, os números da presidenta Dilma, de intenção de voto e de avaliação de seu governo, retornarem a patamares anteriores. O tempo de TV de Marina e o fato de sua coligação ser menor, estar menos difundida no país, podem transformar estes seus 21% num teto e a melhora da aprovação ao governo alavanca reeleição da presidenta da República.
Por Zé Dirceu via seu blog
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário