quarta-feira, 30 de abril de 2014

Deixo a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de cabeça erguida e com sentimento do dever cumprido diante os desafios colocados.

Meus amigos, minha amigas, companheiros, companheiras e população jandairense em geral, neste dia de hoje(30) de abril concluo mais um período em minha vida de militante e acima de tudo sonhador e lutador das injustiças sociais, ou seja, deixo o comando da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Jandaíra. Exatamente um ano e quatro meses de muita luta, dedicação e acima de tudo sempre tentando realizar as demandas para o povo e especialmente para os que mais precisam.

Isso mesmo foi com esse entusiasmo que assumi a Secretaria em primeiro de janeiro de 2013 através do convite de meu partido e da gestão do Prefeito Beto Roque, poder ter a oportunidade de executar políticas publicas que eu mesmo lutei e luto para que elas aconteçam. Deixo esse espaço com o sentimento do dever cumprido, mesmo reconhecendo os limites que nos foi colocado diante a gestão, não porque o prefeito não nos apoiassem nas idéias, mas pelo limite que impõe a gestão publica, seja pela morosidade da máquina publica, seja pela falta de recursos financeiros próprios direto na pasta ou seja pela dificuldade que tem a agricultura em ser prioridade pelo estado brasileiro em todas as suas instâncias.

Ajudamos a garanti a implementação de programas sociais importantes para nossa população rural e urbana, como por exemplo a chegada das máquinas do Programa PAC2 do MDA realizando serviços nunca antes possíveis em Jandaíra como a escavação dos buracos das cisternas de famílias agricultoras e beneficiárias do Bolsa Família e a recuperação das estradas, O Programa Corte de Terras que embora atravessamos períodos de secas ou chuvas irregulares foi possível atender pequenos irrigantes agricultores familiares e empresas rurais que geram emprego, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar ou como mais conhecemos como Compra Direta da Agricultura Familiar, o Programa Garantia Safra que poderá atender em 2014 224 famílias, O Programa de Controle de Abate de Animais, onde garante uma carne de bovino, caprinos, ovinos e suínos de melhor qualidade na nossa feira livre e no mercado local e o Programa de Recursos Hídricos que mesmo nesse curto período não sendo possível a perfuração de poços conseguimos atender com o carros pipas e pipas tratorizadas entre a população urbana e rural um total de mais de 4 milhões de litros de água para consumo humano e animal, Distribuição de sementes e outras ações que talvez nem lembre nesse momento, mas que considero as já mencionadas como principais.

Bom, mas para que isso acontecesse em 2013 e nesse inicio de 2014, foi preciso coragem, determinação, enfrentamentos e claro apoio do Prefeito quando precisei. Outros fatores que considero importantes além desses, as parcerias com a EMATER, com o Governo Federal através especialmente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra, de outras secretarias municipais que pude realizar parcerias, do Mandato exercido em 2013 do companheiro Livanildo Oliveira e de todos os nossos vereadores da base aliada, mesmo respeitando o papel e as posições dos vereadores de oposição, dos sub prefeitos comunitários e claro acima de tudo da nossa equipe de funcionários que sem eles não teria sido possível a realização dos serviços juntamente comigo inclusive agradeço aqui de todo coração, seja nos meses mais difíceis da gestão ou seja nos meses mais maleáveis natural de qualquer gestão publica e ainda por cima numa pasta que depende de outras para executar orçamento.

Com isso, deixo a pasta com um formato organizacional de três coordenações, sendo elas a de Máquinas e Equipamentos, Recursos Hídricos e Agropecuária e Controle de Abate de Animais, além da pessoa do Secretário e Sub Secretário. Nessas três Coordenações se dividem 3 Coordenadores e mais 24 funcionários que executam serviços deste a operação de máquinas, tratores, o funcionamentos de nossos poços públicos e os programas a qual mencionei anteriormente. Além das já parcerias já celebradas e articuladas desde o ano passado estamos deixando encaminhado uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH e o Ministério do Meio Ambiente a previsão de instalação ainda em 2014 dos dessalinizadores nas comunidades do Assentamento Guarapes, Assentamento Santa Inês e Cabeço, sendo que a comunidade de Santa Terezinha encontra – se em discussão e analise técnica por parte da SEMARH.

Bem essas são as realizações e perspectivas que espero que a gestão e o novo secretário possa dar continuidade concretiza – las e ampliar a luz dos desafios que ao meu ver ainda há muitos a serem vencidos e claro só serão possíveis se a gestão tiver a capacidade de realizar parcerias, buscar, reivindicar e também a sociedade local e as organizações sociais ajudarem e cobrarem cumprindo assim papeis fundamentais para qualquer gestão publica. Alguns desafios que acho que ainda é possível apesar de alguns acharem utópicos: A perfuração e instalação de mais poços tubulares, a recuperação dos atuais três dessalinizadores comunitários, a vazão e legalização de mais de 80% dos poços tubulares existentes nas comunidades e pequenas propriedades rurais e acima de tudo um programa de incentivo a instalação da pequena irrigação baseada a parti da agroecologia e de tecnologias de convivência com o semiárido.

Bem meus amigos a luz de tudo isso exposto, considero mais uma experiência de vida e de relação humana na minha vida, deixo esse espaço por decisão pessoal e também por arranjo político interno do partido a qual sou dirigente e militante, continuo na Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra até 2017 e na Presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Integrado, Sustentável e Solidário – COMDRIS, mas continuo exercendo a função de Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Cívil, espaço do governo para realizar estudos e executar tarefas que dialogam com as questões de estado de emergência, calamidade publica e etc. Em fim, continuarei fazendo o que sempre fiz e faço em nosso município, lutando por melhores condições de vida de nossa população e de modo especial as agricultoras e os agricultores familiares, seja através do sindicato ou de outros espaços. 

2 comentários:

  1. Joscelino, acompanho sua luta muito recente desde 1999, quando o conheci com a presença do nosso (ja falecido) Presidente do STR de Gostoso Ivanildo Ferreira da Silva, lá na FETARN, rua apodi si não me engano. Sábia decisão já esperava essa sua decisão, sou Governo, mas acima de tudo sou cidadão, pode contar comigo sempre que for necessa´rio, um grande abraço. Rubens Eduardo/São Miguel do Gostoso-RN

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jocelino pelo ótimo trabalho a frente da Secretaria de Agricultura, desenvolvido nesse ano e quatro meses de gestão, sem dúvida alguma foi uma das pastas que mais se destacaram n atual gestão, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta, com certeza a gestão perde com sua saída, não pela chegada de um novo secretário, mas sim pela saída de um grande competente que vc é... Vereador Wdagno Sandro

    ResponderExcluir