terça-feira, 17 de setembro de 2013

RN contribui com debate sobre reforma do Ensino Médio no Brasil



Deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, gestores, professores, movimentos estudantis e demais representações sociais estiveram reunidas nesta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa, para debater o futuro do ensino médio no Brasil. Audiência pública foi uma proposição da deputada federal Fátima Bezerra (PT) e contou com a presença dos deputados federais Reginaldo Lopes (PT/MG) e Wilson Filho (PMDB/PB), presidente e relator (respectivamente) da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para tratar da Reformulação do Ensino Médio no Brasil. 

Fátima Bezerra, primeira vice-presidente da Comissão, destacou que o ensino médio no Brasil não dialoga mais com a realidade da educação. “Temos que fazer mudanças no ensino médio. Uma das alternativas é alterar a grade curricular através de um modelo que combine formação geral com o ensino profissionalizante, a exemplo do que faz os institutos federais de educação profissional no Brasil. É necessário ter um novo ambiente, dotar as escolas de estrutura física, pedagógica e organizacional adequadas sem perder de vista a necessidade imperiosa de investir fortemente na formação, carreira e salário do magistério brasileiro”.

“Não temos divergências quanto ao tema. Todos nós sabemos que é preciso mudar o ensino médio. É fato que precisamos agir. Já temos várias gerações abandonadas pela falta de um ensino médio mais atraente e inúmeras outras razões. Estamos entusiasmados de que iremos, através dessa comissão, melhorar o ensino médio”, destacou Reginaldo Lopes.

Para o relator Wilson Filho o maior gargalo da educação a ser superado é o ensino médio. “O primeiro ponto que tem que mudar é o currículo: deveria ser menor e mais focado. São tantas disciplinas que o aluno não absorve o conteúdo, não aprende, fica restrito ao ‘decoreba’”, disse.

Na ocasião foram debatidos: novo currículo; inserção do ensino profissionalizante; ensino noturno mais atrativo; valorização do magistério; construção de novas escolas; financiamento federal do ensino médio, dentre outros. Os encaminhamentos do RN farão parte de uma pauta nacional, que será debatida, ainda este ano, durante a realização do seminário nacional.

Presentes também na audiência a deputada federal Sandra Rosado (PSB), os deputados estaduais Ricardo Motta (PMN), Fernando Mineiro (PT) e Larissa Rosado (PSB), os vereadores Hugo Manso (PT) e Eleika Bezerra (PSDC), Odon Jr (PT de Currais Novos), reitor Belchior –IFRN, além de representações da UFRN, DCE-UFRN, UMES, Conselho Estadual de Educação, dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário