sábado, 2 de fevereiro de 2013

INCRA ASSINA CONTRATA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA 12 ASSENTAMENTOS DO RIO GRANDE DO NORTE


Um dos mais importantes passos para a qualificação e consolidação dos projetos de  assentamentos rurais do Rio Grande do Norte ganha força esta semana. Nesta ultima sexta-feira (01), às 9h30, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrárias (Incra) foi feita a assinatura do contrato de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com Instituto Potiguar de Desenvolvimento de Comunidades (IDEC).

Neste contrato, serão atendidas 495 famílias, moradoras de 12 assentamentos rurais do Território da Cidadania do Mato Grande. Com os serviços de assistência técnica, a superintendência do Incra/RN investirá R$ 1.402.481,09 que serão repassados gradativamente ao IDEC na medida em que comprove a efetiva realização dos serviços.

O Instituto de Potiguar de Desenvolvimento de Comunidades foi a ganhadora da chamada pública aberta pelo Incra em novembro do ano passado. O IDEC saiu vitorioso do lote 02, cuja cidade pólo é são Miguel do Gostoso. Também serão contemplados os municípios de Touros e Pedra Grande.

A ação visa atender agricultores e agricultoras, assentados nos projetos de reforma agrária com a implementação de um trabalho de assistência técnica, que tem o objetivo de melhorar as práticas agrícolas e produtivas do campo, portanto, sua produção, produtividade e a qualidade de vida das famílias assentadas.

Também tem o objetivo de estimular a emancipação sócio-econômica dos assentamentos rurais, com promoção de cursos, seminários, capacitações em diversas áreas do conhecimento humano e na área de produção. Tem como base a Lei Nº12.188/10, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e estabelece as bases para a execução do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PRONATER).

Para tanto, serão contratados quatro profissionais de nível superior nas áreas de agronomia e serviço social, além de técnicos agrícolas, em contabilidade e gestão ambiental.

De acordo com o superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, será considerado o alcance de metas específicas, que envolvem atividades de caráter individual, coletivas e complementares, distribuídas em seis linhas de ação sendo elas: Planejamento e Avaliação de atividades; Produção e Comercialização; Integração com políticas públicas; Meio Ambiente; Organização Social e Atividades Complementares. O tempo de prestação de serviço é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Ainda sobre a prestação de assistência técnica, o Incra já conta desde o ano passado com uma ação na região da Grande Natal. Cerca de 800 famílias moradoras de 14 assentamentos, localizados em sete municípios, estão sendo atendidas pelo Instituto de Debates Econômicos (IDE).

São ações que envolvem as associações locais e grupos de jovens e mulheres. Nestas comunidades, a realidade começa a mudar com a implantação de atividades de convivência com a seca, alimentação de pequenos animais e criação bovina e destinação correta do lixo.

ATER - A assistência técnica e extensão rural (ATER) é uma ação desenvolvida sob a coordenação do Incra, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos. A sua execução ocorrerá através de Contrato, na forma prevista na Lei Nº 8.666/1993 e no Art. 27 da Lei 12.188/2010, visando assegurar de forma continuada e integral os serviços de assistência técnica, desde a implantação dos Projetos de Assentamentos, com o objetivo de torná-los unidades produtivas estruturadas, inseridas de forma competitiva no processo de produção, voltadas para o mercado e integradas à dinâmica do desenvolvimento municipal e regional.

Serão contemplados com o novo contrato os seguintes assentamentos:
BONSUCESSO - PEDRA GRANDE
CANTO DA ILHA DE CIMA - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
ANTONIO CONSELHEIRO - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
OURO BRANCO - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
PA SANTA FÉ - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
BOA ESPERANÇA - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
QUILOMBO DOS PALMARES - TOUROS
CHICO MENDES - TOUROS
SÃO SEBASTIÃO II - TOUROS
PLANALTO DO RETIRO - TOUROS
COLORADO - TOUROS
CANUDOS - TOUROS

Fonte: Assecom INCRA, edição Jocelino Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário