domingo, 16 de dezembro de 2012

Jocelino Dantas representará a CUT RN no Comitê Estadual do PRONATEC CAMPO

Raimundo Costa - Delegado Federal do MDA no RN.


Na ultima quarta feira dia 12 de dezembro a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte, instituiu o Comitê Estadual do PRONATEC CAMPO no RN. Várias instituições e movimentos sociais foram convidados, uma delas é a Central Única dos Trabalhadores - CUT/RN, onde quem esteve presente e representará a Central no Comitê é o companheiro Jocelino Dantas Secretário Estadual de Juventude e titular deste blog, a companheira Edinalva Tranjano Presidenta do STR de Macaíba.

Esteve presente na reunião outros representantes de movimentos sociais e sindical como MLST, FETARN e FETRAF, alem de representantes da Escola Agrícola de Jundiaí, do IFRN e Valmir Alves Superintendente do INCRA - RN. A reunião teve a coordenação do Delegado Federal do MDA no RN Raimundo da Costa Sobrinho.

A ação será executada através dos Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO e estará ofertando o PRONATEC CAMPO, por meio do qual serão realizados cursos de educação profissional e tecnológica. Ou seja, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, por meio da Bolsa-Formação Trabalhador e educação profissional técnica de nível médio, por meio da Bolsa-Formação Estudante.

Nesta primeira etapa os cursos prioritários a serem oferecidos para o fortalecimento da agricultura familiar, serão: Gestão de empreendimento da Agricultura Familiar; Agroecologia aplicada à produção na agricultura familiar; Gestão de Sistemas Agroflorestais; Agroindústria; Cooperativismo. Realizaremos outros de interesse e em conformidade com as necessidades dos/as beneficiários/as e a capacidade de oferta das entidades ofertantes. A meta inicial prevista é de aproximadamente setecentas matrículas para os territórios.

Os cursos serão ofertados a três grupos de públicos, serão atendidos os técnicos de entidades prestadores de serviços de ATER cadastradas no SIATER-MDA; agricultores e agricultoras familiares, assentados de áreas de assentamentos de reforma agrária e do crédito fundiário e jovens agricultores familiares assentados, sendo atendidos pelo Bolsa Formação Trabalhador e Bolsa Formação Estudante.

No RN as duas principais entidades ofertantes dos cursos será a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN através da Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário