domingo, 16 de dezembro de 2012

ENFOC forma 3º turma de dirigentes sindicais rurais no RN

Formandos recebem certificados

A Escola Nacional de Formação da CONTAG - ENFOC celebrou essa semana de 10 à 14 a conclusão e formação da 3ª turma de dirigentes sindicais trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte. O 3ª e ultimo módulo do curso aconteceu no Centro de treinamento João Paulo Segundo, em Ponta Negra - Natal.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN através de seu Secretário o companheiro José Edson de Oliveira (Dedezinho) o objetivo geral do curso  é Viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e Potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação.

Segundo Dedezinho dentro dos objetivos gerais da formação, existe também os objetivos específicos que tem como meta:
  • Socializar e aprofundar referenciais teóricos, políticos e ideológicos que fundamentam e alimentam os ideais e a luta sindical e popular.
  • Re-avaliar e fortalecer a luta sindical, numa visão e prática transformadoras, estimulando processos de mudanças de atitudes, comportamentos e práticas individuais e coletivas, coerentes com as exigências de implementação do PADRSS.
  • Favorecer a experimentação, sistematização e apropriação de novas metodologias pedagógicas que realimentem a prática formativa do movimento sindical.
  • Fortalecer rede de educadores/as que assumam e implementem a Política Nacional de Formação do MSTTR.
  • Criar e ampliar, fortalecer e dinamizar os Grupos de Estudos Sindicais e demais processos de formação na base;
  • Promover o debate e aprofundamento sobre as questões de gênero e geração.
No primeiro Modulo tiveram como Eixo Temático Estado, Sociedade e Ideologia tendo como eixos pedagógicos Memória e Identidade e, Pedagogia para uma nova sociabilidade Fio Condutor Democracia, Participação Política e Desenvolvimento. Já no Segundo Modulo tiveram como Eixo temático História, Concepção e Prática Sindical e como Eixo Pedagógico Memória e Identidade e, Pedagogia para uma nova sociabilidade fio condutor Democracia, Participação Política e Desenvolvimento, no Terceiro ultimo modulo Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário