quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ASA Potiguar: Audiência publica do Mato Grande contou com a participação do BNB, CONAB, EMATER e Prefeitura de Bento Fernandes


A Articulação do Semi Árido Potiguar e várias instituições da Sociedade Civil do FOCAMPO (Fórum Estadual de Articulação das Organizações do Campo) organizaram ontem dia 29, na Câmara Municipal de vereadores de João Câmara uma audiência publica para discutir as ações e programas de convivência com a seca na região do Mato Grande. Esteve na pauta, o Crédito Especial Estiagem, Bolsa Estiagem, Programa Garantia Safra, Abastecimento de água e o Programa Compra de balcão (venda do milho) da CONAB.

Esteve presente Orlando Gadelha representando a superintendência do Banco do Nordeste, Helton Dantas do Regional da EMATER, Eliomar Gonzaga Gerente de Operações da CONAB, alem de representantes da FETARN, FETRAF, AACC, TECHNE e Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Como encaminhamentos da Audiência foi tirado uma audiência com o INCRA, proposto uma parceria do BNB e as Federações de Trabalhadores para atuarem juntos a seus sindicatos para a qualificação e elaboração de propostas do crédito estiagem nos municípios de Jandaíra, Bento Fernandes, Jardim de Angicos e Galinhos.

Os representantes das instituições lamentaram a ausência dos gestores públicos municipais apesar de parabenizarem a presença do Prefeito de Bento Fernandes Reginaldo, mesmo assim ficou encaminhado a articulação aonde for possível com as secretarias municipais de agriculturas para apoio técnico para a elaboração das propostas técnicas do crédito estiagem.

Segundo Orlando Gadelha da superintendência do BNB no RN a demanda quem tem chegado as agencias espalhadas pelo estado está muito alem da meta de recursos disponibilizados para o estado. Os movimentos sociais ainda reivindicaram a desburocratização do acesso ao crédito que para o momento de emergência ainda imprensa na burocracia e na falta de assistência técnica, principalmente nos assentamentos da reforma agrária e crédito fundiário.

Já Eliomar Gonzaga da CONAB, falou que apesar das dificuldades de instalação do armazém recém instalado em João Câmara para atender os criadores da Região, o Estado é o segundo estado brasileiro em recorde de venda de milho, se encontrando com quatro pontos de vendas, o armazém central em Natal, João Câmara, Lajes e Umarizal. Segundo o mesmo a dificuldade do estado e do nordeste tem sido a falta de caminhões para a realização do transportes dos estados do centro oeste, sudeste e sul para o nordeste.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário