domingo, 12 de agosto de 2012

Alem do dia dos pais, nossas reflexões pelo dia internacional da juventude

Este dia 12 de agosto tem um sentido especial duplo para todos nós, dia daquele que contribui com 50% geneticamente e as vezes com 100% durante boa parte de nossas vidas, os nossos pais. Mas para mim esse dia também nos traz reflexões e avaliações duplas, porque é considerado o dia internacional da juventude.

Dia onde podemos levantar a mão para os altos para quem crer em Deus e dizer obrigado pai por você ter mim dado a oportunidade de vir ao mundo através de uma criatura chamada pai e mãe. Mas para a nossa luta diária também é necessário olharmos para cada um de nós e nos perguntarmos, será que tenho feito minha parte por uma sociedade mais justa, mais igualitária e sem miséria?

Pois bem, nós ao longo de nossa pequena história de vida de vez em quando paramos para realizar essa pergunta básica, a 13 anos atrás decidimos escolher um caminho que talvez poucos escolheram e ainda hoje poucos escolhem, que é o caminho da militância política por melhores dias com justiça social, menos desigualdades e menos miséria. Continuamos até hoje, onde muitos companheiros já mim questiona Jocelino você vai sair direto da juventude para a terceira idade? Ai eu simplesmente respondo, para nós a juventude é o estado de espírito e de se sentir parte, mas para o governo federal estou sim saindo do prazo de validade este ano, mas para a ação das organizações dos trabalhadores  a sensação de se sentir parte em estado de espirito ainda terei um bom tempo e continuarei lutando por avanços que ainda é preciso acontecer para ver a nossa juventude Brasileira dispor de seus direitos básicos.

O mundo mudou muito se comparado a muitos anos a traz, já conquistamos muitos graças as nossas lutas, mais ainda tem muito pra se conquistar, principalmente quando colocamos o momento atual em discussão. Basta darmos uma olhada rápida no mundo do trabalho, a juventude são os primeiros a ficarem desempregados num momento de crise, somos os primeiros a sofrer os efeitos da precarização, da mecanização no caso dos assalariados rurais.

No acesso as políticas publicas e direitos básicos nem se fala, precisamos avançar muito mais com maiores investimentos em educação com tecnologia e qualificação profissional, democratização dos meios de comunicação, expansão do acesso a internet como um direito gratuito enquanto política publica de qualidade e que chegue até o campo, onde assim como as outras políticas sempre chega depois da cidade, o acesso a terra, ao crédito, a assistência técnica, saúde, esporte e lazer e idem. Em fim neste dia 12 de agosto precisamos chamar atenção de toda sociedade brasileira sobre esta reflexão, mas com especialidade a nossa juventude. 

É com essa reflexão que passamos este dia 12 de agosto e deixamos a frase da música do grande regueiro Edson Gomes como fim de nosso chamado: "Vamos amigo lute", "vamos amigo lute", porque se não agente acaba é perdendo o que já conquistou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário