quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reginaldo Vitorino também se pronuncia sobre matéria de Wendell Câmara

Líder comunitário em Aroeira e tutor do Projeto Intervivência Universitária OASIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em Jandaíra também encaminhou ao Blog de Wendell Câmara com cópia ao nosso Blog Nota esclarecendo fatos de atividade do Programa Trilhas Potiguares na comunidade de Aroeira.

vejamos mais uma vez as imagens da atividade e a opinião de Reginaldo Vitorino:

Caro Wendell:

A respeito da sua matéria em seu Blog que afirma que a Prefeitura de Jandaíra retirou crianças da Escola para recolher lixo nas ruas de Aroeira, não corresponde à verdade. Na realidade existia uma programação do PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES (da UFRN com apoio da Prefeitura)  que ocorreu no horário da manhã, como parte de uma ação de conscientização para o problema do lixo na comunidade de Aroeira. A ação contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, os estudantes do Programa Trilhas Potiguares da UFRN, coordenados pelo Prof. Dr. Washington José de Souza e o grupo OASIS (Projeto Intervivência da UFRN em nosso município) e nos foi solicitada a liberação dos alunos da Escola (pela equipe de Meio Ambiente do Trilhas Potiguares) para que eles pudessem acompanhar o movimento de limpeza, recolhimento e destino do lixo. A ideia foi sensibilizá-los quanto à necessidade de cuidado que devemos ter em relação ao uso do espaço público, coletivo.  Para tanto, nós, em nome da UFRN (responsável pela ação), solicitamos à Prefeitura apoio na disponibilização do Trator Coletor de lixo da Prefeitura.

É lamentável que, em seu Blog, em nenhum momento o senhor faz menção à UFRN. Todavia, fotos da ação comprovam que a maioria dos participantes da ação vestia, ou camisetas do Programa Trilhas Potiguares, ou, camisetas do Projeto OASIS de Intervivência Universitária. O Coordenador do Programa Trilhas, Prof. Dr. Washington José de Souza, se encontrava na primeira situação (vestindo camiseta do Programa), enquanto eu me encontrava na segunda (vestindo camiseta do Projeto OASIS de Intervivência Universitária).

O fato é que, da ação, constaram outras atividades. Além do mutirão (das 9 às 10 horas), na parte da tarde, realizamos (igualmente com liberação dos alunos da referida Escola) uma palestra na Igreja Católica da comunidade, para evidenciar o mutirão realizado e sensibilizar os alunos e professores para o tema ambiental. Na saída da Igreja, fizemos aposição de 10 placas educativas com apelos ambientais (Não Jogue Lixo, Não Polua, Preserve a Natureza etc). Na parte da noite, fizemos uma atividade social na quadra de esportes da comunidade, com apresentação musical de estudantes da UFRN  em parceria com o garoto Natanael (de Aroeira) sequenciada por um torneio de futebol que envolveu aproximadamente 50 garotos em jogos de futebol.

Sobre as crianças estarem sem proteção nenhuma, também não é verdade, pois, todos que participaram do mutirão, inclusive as crianças de Aroeira, receberam e usaram luvas e, ainda mais, tinham a supervisão de alunos da UFRN da área de Enfermagem, Ecologia, Biologia, Geografia, Educação Física, Professores e coordenadores da Escola Walfredo Gurgel, Doutor em Administração da UFRN e o Coordenador do Trilhas, entre outros.

Quanto à minha pessoa, informo que eu me encontrava na condição de cidadão de Aroeira e Tutor Municipal do Projeto Intervivência (Incubadora OASIS/ UFRN). Lamento que uma Instituição tão séria como a UFRN, parceira do município em vários projetos com a Prefeitura, esteja sendo objeto de insinuação tão desqualificada quanto esta que o senhor fez. Alias, é estranho o não registro desta informação. Infelizmente o Caro Jornalista não compareceu ao local da atividade para ver e compartilhar do nosso mutirão, já que se tratou de um trabalho voluntário, de caráter público (não governamental) e toda a população foi previamente convidada à participação. Seguem algumas fotos desse dia, que comprovam o que afirma nesta mensagem.

                                   Obrigado.
                                  Reginaldo Vitorino








Nenhum comentário:

Postar um comentário