quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PLENÁRIA REORIENTA E REFORÇA A UNIDADE DO MSTTR


Com o lema “Avaliando a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR rumo aos 50 anos da Contag” aconteceu na tarde de hoje (25 de outubro) a solenidade de abertura da 3ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, quando dirigentes sindicais de todo o país analisam as modificações ocorridas na conjuntura nacional, a situação de trabalho e de vida dos trabalhadores rurais a partir do 10° Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – 10° CNTTR da Contag e avaliam o cumprimento das resoluções do referido congresso e as deliberações sobre o plano de ação para a Contag até o seu 11° CNTTR, que acontece em 2013, ano em que a Contag completará meio século.



Compondo a mesa de abertura do evento toda a diretoria executiva da Contag: o Presidente Aberto Ercilio Broch, a Vice-Presidente e Secretária de Relações Internacionais Alessandra da Costa Lunas, o Secretário-Geral David Wylkerson Rodrigues de Souza, o Secretário de Finanças e Administração Aristides Veras dos Santos, o Secretário de Formação e Organização Sindical Juraci Moreira Souto, o Secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais Antonio Lucas Filho, o Secretário de Politica Agrária Willian Clementino da Silva Matias, o Secretário de Política Agrícola Antoninho Rovaris, o Secretário de Políticas Sociais José Wilson de Souza Gonçalves, a Secretária de Meio Ambiente Rosicléia dos Santos, a Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Carmen Helena Ferreira Foro, a Secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Maria Elenice Anastácio e o Secretário de Política Nacional de Terceira Idade Natalino Cassaro, além de Wagner Freitas representando a Central Única dos Trabalhadores – CUT e Pascoal Carneiro representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB.

Em sua fala de abertura Alberto Broch fez uma retrospectiva dos dois anos e meio de mandato da atual gestão: “Ao tomarmos posse, assumimos o compromisso de que nessa gestão prevaleceria a unidade, a lucidez e a perseverança na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Então vamos fazer dessa plenária, envoltos por esse sentimento, um espaço estratégico de reflexão e também de formação e qualificação. As plenárias são o início de um ciclo de debates, plural, onde todas as idéias serão a base para as discussões que acontecem até o 11° Congresso”.

Representando a coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul – COPROFAM Alessandra Lunas compartilhou informes da Conferência Mundial da Agricultura Familiar, que aconteceu, em Bilbao (Espanha), de 5 a 7 de outubro desse ano, cujo tema principal foi a alta de preço dos alimentos: “Pela primeira vez a agricultura familiar é destaque na agenda internacional. Precisamos lembrar que 70 % dos alimentos produzidos no mundo são oriundos da agricultura familiar, um setor estratégico no combate à fome no mundo e um espaço que precisa ser reconhecido e respeitado. Portanto, é preciso avançar nas políticas de combate ao processo de concentração de terra por parte de grandes empresas e que  acarretam na volatilidade dos preços dos alimentos. A Contag traz para a agenda internacional a importância das mulheres na agricultura familiar e contribui com o debate sobre juventude e sucessão rural”.

Pascoal Carneiro expressou sua honra em participar da plenária. “O Brasil tem várias confederações, mas só uma é capaz de fazer uma plenária desse porte, de criar uma agenda nacional e internacional e com a capacidade de fazer mobilizações como a Marcha das Margaridas e o Festival da Juventude, lutando e propondo políticas públicas para o país”.

Lembrando o papel histórico da Contag Wagner Freitas se disse honrado em participar dos fóruns de  discussão da confederação: “A história de luta da Contag é reconhecida nacional e internacionalmente.

É papel dos movimentos sociais a tarefa de resistência e, nesse aspecto, a Contag é extremamente importante. Apoiamos a promoção da unidade pregada pela confederação”.

Finalizando os discursos Carmen Foro observa que mais de 40% de mulheres e mais de 20% de jovens compõem a 3ª Plenária. “Isso, por si só, já é motivo de muita alegria. Não podemos esquecer que a Marcha das Margaridas, protagonizada pelas mulheres, vai ficar na história da Contag como a maior mobilização desses 50 anos de existência da confederação. Devemos qualificar nosso debate com relação à cota de participação das mulheres e jovens no MSTTR e esse é um de nossos grandes desafios nessa plenária”. Carmen também convocou todos os presentes a lutarem contra a violência no campo.

Ainda presentes à plenária o deputado estadual e ex-presidente da Contag Manoel Santos e,  representando a Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário- SRA Francisco Urbano (também ex-presidente da Contag) e Betânia Tenório.

Após a solenidade de abertura foi realizado um grande painel com Emir Sader, sociólogo, cientista político e diretor do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ e Socorro Silva, professora da Universidade de Campina Grande e colabora da Escola Nacional de Formação da Contag – ENFOC. O painel, coordenado pelo presidente da Contag, Alberto Broch, teve por objetivo destacar os principais elementos das conjunturas nacional e internacional, articulando-as às questões mais relevantes no contexto do desenvolvimento rural, além de provocar à reflexão sobre a diversidade dos sujeitos e das relações que estes estabelecem entre si e junto às suas organizações no campo e na floresta.

A 3ª Plenária, que acontece até a próxima quinta (27 de outubro), é um espaço estratégico de reflexão, avaliação e redefinição de caminhos para o MSTTR, acontecendo entre a realização de cada congresso da Contag. Amanhã (26 de outubro) acontecem os trabalhos de grupo, quando todos os delegados e delegadas sindicais vão discutir o tema Sindicalismo e outros específicos (Agricultura Familiar, Reforma Agrária, Assalariamento Rural e Políticas Públicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário