segunda-feira, 28 de março de 2011

MMA DECLARA APOIO A PROPOSTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Aconteceu na ultima quinta-feira (24), uma audiência entre a Contag e Ministério do Meio Ambiente sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro. Os secretários de Meio Ambiente da Contag, Rosicléia dos Santos, e de Assalariados e Assalariadas Rurais, Antonio Lucas, participaram da reunião e saíram animados com o posicionamento da ministra Izabella Teixeira.

Segundo Rosy, a ministra deixou claro que está assinando embaixo das propostas encaminhadas pelo movimento sindical do campo aos parlamentares e governo federal, no último dia 2 de março. “Só não concordaram com dois pontos, dos 18 que elaboramos. Mas, se colocaram a disposição para melhorar a redação. O principal é que concordam com a inserção do conceito da agricultura familiar de acordo com a Lei 11.326/2006”, comemora a sindicalista.

A dirigente informou que o MMA, representando o conjunto dos demais ministérios envolvidos nessa discussão da reforma do Código Florestal, está elaborando uma proposta alternativa atendendo as demandas da agricultura familiar, dos ambientalistas e de demais movimentos sociais. Esse texto será apresentado à presidenta Dilma Rousseff. “Estamos satisfeitos porque acataram muita coisa do nosso documento e estão adotando critérios menos burocráticos para a legislação ambiental”, revela Rosy.

Para a secretária, o apoio desse ministério tem bastante peso no momento de uma negociação com o relator do texto substitutivo ao Código Florestal Brasileiro, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e na aprovação da matéria no Congresso Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário